Opinião

Na rota da incoerência

Há tempos venho buscando e planejando atender o desejo em retornar com minhas publicações em um veículo de comunicação. Agradeço imensamente a este espetacular portal de notícias que mais uma vez confia-me este nobre espaço.

Nesta oportunidade quero fazer um pequeno e necessário comentário em relação o quanto o fanatismo político não acrescenta em nada no bem-estar das pessoas.

Navegando eu por uma rede social, por um acaso vi uma postagem de um cidadão que dizia que nesta primeira semana do novo governo federal, o Ministério da Educação havia extinguido a chamada Secretaria de Alfabetização. Esta notícia, sendo ela verídica, incomoda qualquer cidadão, principalmente aqueles que acreditam na Educação como base e pilar estrutural para uma sociedade justa. Esta notícia é inimaginável para aquelas pessoas que entendem que o campo político voltado para à esquerda é o mais coerente em defesa da bandeira educacional. Digo isso porque não é interessante e nem proveitoso fazermos críticas simplesmente pelo fato de quem está no poder não ser aquele político de nossa estimação. O reconhecimento e julgamento cabem muito bem ao oponente e vice-versa.

julio couto
Julio Couto / Arquivo pessoal - 

Voltando ao fato da Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação, cabem perguntas e reflexão. Será que realmente esta subpasta foi eliminada? E se foi qual é seu impacto negativo a curto e a longo prazo?

Respondo eu genericamente. A curto prazo nada de impacto negativo e a longo prazo é necessário sentir a sua ausência. Um governante com a bandeira em defesa da unidade, principalmente daqueles menos favorecidos , jamais buscaria degradar a educação de seu país. Caso tal secretaria foi realmente abolida há possibilidade que esta tenha se tornado obsoleta, mas as ações desempenhadas por ela não foram cessadas, pois a educação é a ferramenta capaz de colocar fragelados e elitizados no mesmo espaço social. E um governante do campo da esquerda tem que procurar colocar isso em prática.

É de praxe nas ações de qualquer nível do executivo trocar nomes de programas governamentais, por isso, o nosso foco deve está voltado na eficiência e não em simples nomenclatura. A eficiência sim, tem função de fazer diferença na vida das pessoas, nomenclatura apenas demonstra a marca que o governante leva para o campo publicitário.

Diante da situação de extinção, cabe também uma pequena e valiosa comparação que nos levará a uma indagação reflexiva sobre o que traz mais impacto negativo na vida e no desenvolvimento da população. Extinção de uma secretaria dentro de um ministério ou a extinção de um Ministério inteiro? Taís como: o Ministério do Trabalho, da Cultura, Desenvolvimento Social, dentre outros.

Tenhamos juízo, pois hipocrisia e fanatismo têm limites. A crítica é bem mais interessante quando esta esteja atrelada a sugestão em prol da coletividade.

*Júlio Couto é professor na rede pública de ensino em Minas Gerais, com graduação em Letras pela PUC Minas.  

Comentários


  • 02-02-2023 13:55:27 Patrícia Moreira Rodrigues

    Excelente! Muito orgulho de você!

  • 09-01-2023 12:02:56 Valéria

    Excelente reflexão, parabéns! A educação insere, transforma, ensina e faz a diferença! Alfabetização é base! Sua fala, Sr. Júlio Couto, é de espetacular opinião.

  • 07-01-2023 12:06:07 Aparecida Pacheco

    Verdadeiras e sábias palavras diante de sua concepção ?????.

  • 06-01-2023 16:22:48 Márcio Roberto de Carvalho

    Excelente análise meu amigo!

  • 06-01-2023 16:22:43 Márcio Roberto de Carvalho

    Excelente análise meu amigo!

  • 06-01-2023 16:12:27 Ronney Paulla

    Excelente reflexão. Parabéns ??????

  • 06-01-2023 13:28:28 Maria Elizabete Menezes Alves

    Parabéns professor Júlio Couto! Ótima análise! Toda defesa em prol da educação são muito bem vindas! Muito coerente e profundo seu texto.