Cidades

Minas promove feira inédita para fortalecer destinos de inverno e reduzir sazonalidade em Monte Verde

Evento reúne gestores, empresários e especialistas para impulsionar o turismo de inverno e ampliar o fluxo de visitantes ao longo do ano

Foto: Ricardo Cozo | Setur. 

O Governo de Minas abriu, nesta segunda-feira (24/11), a 1ª Feira Nacional de Destinos Turísticos de Inverno, realizada no distrito de Monte Verde, em Camanducaia, no Sul do estado. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), apresenta experiências, cultura, gastronomia e produtos mineiros, além de promover debates estratégicos sobre o setor.

O evento segue até quarta-feira (26/11) e é promovido em parceria com a Prefeitura de Camanducaia e a Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região (Move). A expectativa é receber cerca de 1,5 mil participantes durante os três dias de programação. Paralelamente, ocorre o 3º Seminário Move de Desenvolvimento Sustentável do Turismo.

A abertura contou com aula magna da secretária adjunta de Cultura e Turismo, Josiane de Souza, com o tema “Turismo de Inverno em Minas — Ações para Combate à Sazonalidade”.

Combate à sazonalidade: desafio permanente dos destinos de inverno

Destinos de clima frio costumam registrar queda de visitantes durante o verão. Em Monte Verde, a baixa temporada — que antes se estendia de setembro a fevereiro — hoje se concentra em poucos meses, após o fortalecimento de eventos consolidados, como:

  • Inverno nas Montanhas (julho)

  • Festival Gastronômico nas Montanhas (setembro)

  • Natal nas Montanhas (dezembro)

Além de consolidar sua reputação como destino romântico, Monte Verde também se tornou referência para casamentos e lua de mel, com hotéis equipados para cerimônias, como Roots Resort, Meissner Hof, Mirante da Colyna, Pousada Röhsler, Villa Monte Verde e Velinn Áustria — sede da feira deste ano.

Minas apresenta sabores, paisagens e produtos artesanais

Foto: Igor Rocha | Epamig

O estande de Minas Gerais destaca destinos de inverno conhecidos pelas baixas temperaturas, como Caxambu, Córrego Bom Jesus, Delfim Moreira, Olímpio Noronha, Passa Quatro e São Lourenço. A exposição reúne cafés especiais, queijos artesanais, doces, cachaças, azeites, mel e águas minerais.

Entre as ações, estão:

  • degustações regionais, em parceria com o Instituto Mundu;

  • preparos das chefs Sônia Kohen (Villa Donna Bistrô), Jéssica Tavares (Arte de Cozinhar) e Cleide Maria da Cruz (Cafeteria da Cleide);

  • participação das Instâncias de Governança Regional (IGRs):

    • Serras e Cachoeiras, com queijos, geleias e cafés especiais de Argirita, Santo Antônio do Aventureiro e São Sebastião da Vargem Alegre;

    • Malhas do Sul de Minas, que apresenta caminhos religiosos e cidades como Jacutinga e Monte Sião, tradicionais na produção de malhas.

Comentários