Colunas

Santos & Pecadores

Quando fiz a leitura do título do livro da Alzira Umbelino Cardillo, Santos & Pecadores, na imagem da arte da capa da publicação, não me dei conta do contexto geral. A leitura dinâmica, ao ser feita sem a devida atenção, nos “prega uma peça”. De imediato, assim, deixei a imaginação à deriva me levar sobre os tais eixos antagônicos, avessos, adversos, supostamente. O simbolismo da questão, vista daquela maneira, me remetia ao inferno, na expressão de Pecadores e, ao céu, no algoritmo de Santos. Seria esse o propósito da escritora? Atiçar a imaginação?

Bem, nada como uma respiração profunda para recuperar o fôlego (assim, como no caso de possível afogamento em mar de águas calmas), ou de contar até 10 para resgatar o equilíbrio do raciocínio (diante de confusão à qual se entrelaçam os pontos cardeais). Aí, no complemento de Santos & Pecadores, tem nem heróis nem vilões, apenas humanos tentando acertar, em letras minúsculas, como subtítulo. É a boa tacada de marketing editorial no livro de 84 páginas, formato 14x21cm, sob ISBN 978-65-5387-483-1 da Conhecimento Editora.

O livro é boa opção para presentear no Natal. | Divulgação. 

O conteúdo do livro é incrementado por contos: Prodígios, milagres e sinais; Conversa na gruta; Luzia; Quatro estações; Ger&Ger; Rosa amarela; O sonho de Bernardo; Santos e pecadores; A mala vermelha e o presépio de natal. Com preço de capa de R$ 49,00, o livro teve o lançamento 18/11, na Livraria Leitura do Minas Shopping, em Belo Horizonte/MG, onde pode ser adquirido. Também através do site da Conhecimento Editora, no link conhecimentolivraria.com.br. É excelente opção para presentear familiares no Natal e em ações de amigo oculto. Confira.

Particularmente, estimados leitores, o livro da Alzira Umbelino Cardillo, mineira de Itabira, a cidade natal do poeta e jornalista Carlos Drummond de Andrade, faz florescer, naquela urbe, uma proposta real de autores literários. Há alguns anos, quando por lá comecei a circular, após tomar parte de uma das edições do Festival de Inverno, fui surpreendido com a proposta de transformar Itabira em Capital Nacional da Poesia, explorando de forma leviana à imagem do saudoso poeta. Aí combati a iniciativa com veemência. Mas, essa é outra história que não cabe aprofundar agora.

A editora, no site, faz descrição do livro com o argumento no qual “o bem e o mal travam luta nas emoções e nas consciências dos personagens dos contos de Santos & Pecadores. O leitor encontrará nesta obra uma seleção de textos que desnudam a dicotomia humana nas mais simples situações do cotidiano, no trivial. Como na conhecida lenda que conta sobre os dois lobos internos que cada pessoa possui em si, devemos escolher qual lobo queremos alimentar, a fim de que o outro morra, ou ao menos não cresça. Quando a adolescente perdoou a irritante defunta Marinete, em Rosa Amarela, por exemplo, seu lado bom sobressaiu e quem sabe abriu caminho para novas boas atitudes. Quando Zé Aparecido percebeu o erro ao julgar o namorado inocente da filha, em Prodígios, Milagres e Sinais, talvez tenha entendido que é fácil se enganar com pré-julgamentos. E por aí vai… Santos & Pecadores é o que somos. Que sejamos bravos lutadores ao alimentarmos e encorajarmos nosso lobo bom.”

Alzira, no lançamento do livro, com escultura do anjo Serafim à esquerda, na mesa. Foto: Ana Júlia Silva Rodrigues. 

Alzira Umbelino Cardillo projeta para 2026, no 1º semestre do próximo ano, publicação que relatará relação de amizade com o cantor e compositor Belchior. A narrativa de memória terá o título Um cearense no meio do meu caminho. Diz ela que a amizade, conforme observação do artista, “nasceu sob o signo da poesia, da literatura”, por ocasião do lançamento do disco Alzira Cardillo - uma antologia de Belchior. Sim, ela é cantora, além de escritora. E o outro projeto é o livro da dissertação - ela é formada em Letras - defendida no mestrado do Curso de Letras da PUC-Minas: Soteriologia na obra de Fernando Pessoa.

Às únicas vereadoras no universo de 17 parlamentares, Jordana Madeira e Dulce Citi (PDT - Partido Democrático Trabalhista), sugiro pedir à mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itabira o lançamento do livro Santos & Pecadores, na assembleia legislativa municipal. Isso se constituirá em atividade sociocultural que reunirá a diversidade da população. E dará visibilidade ao trabalho da filha ilustre itabirana que, com ousadia, conquistou a inserção na sociedade. Que a ideia possa se transformar em realidade.

Lenin Novaes

239 Posts

Crônicas do Athaliba

LENIN NOVAES jornalista e produtor cultural. É co-autor do livro Cantando para não enlouquecer, biografia da cantora Elza Soares, com José Louzeiro. Criou e promoveu o Concurso Nacional de Poesia para jornalistas, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. É um dos coordenadores do Festival de Choro do Rio, realizado pelo Museu da Imagem e do Som - MIS

Comentários