Pedágio eletrônico na BR-381 começa neste sábado; veja onde pagar nos totens
Sistema free flow será ativado nos trechos de Caeté e João Monlevade, e motoristas terão 25 pontos de autoatendimento para quitar a tarifa

Belo Horizonte - A cobrança do pedágio eletrônico na BR-381 começa à 0h deste sábado (27) nos pórticos instalados em Caeté e João Monlevade, em Minas Gerais. O sistema adota a tecnologia free flow, que dispensa cancelas e realiza a leitura automática das placas dos veículos.
Para facilitar o pagamento, a concessionária Nova 381 instalou 25 totens de autoatendimento em postos de combustíveis, restaurantes e nos sete pontos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs) distribuídos entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
Nos equipamentos, o motorista pode digitar a placa do veículo e quitar a tarifa por meio de PIX ou cartão de crédito e débito. Também é possível gerar QR Codes para acessar o aplicativo da concessionária. Segundo a empresa, o valor pago aparece no sistema em até duas horas após a passagem.
Quem já utiliza TAG de pedágio terá o débito automático normalmente, com direito a descontos previstos no contrato. O Desconto Básico da Tarifa (DBT) garante redução de 5% para todos os veículos. Já o Desconto de Usuário Frequente (DUF), válido para automóveis, reduz progressivamente o valor a partir da segunda viagem no mesmo mês, no mesmo sentido, até chegar a uma tarifa fixa após a 30ª passagem.
Onde encontrar os totens
Entre os locais confirmados estão: Posto Beija-Flor (Belo Horizonte), Posto Shell 65 (Bom Jesus do Amparo), Belleus Lanches (São Gonçalo do Rio Abaixo), Posto Graal 5 Estrelas (João Monlevade), Restaurante Recanto do Bananal (Antônio Dias), Restaurante Mexidão (Jaguaraçu), Posto Faisão (Ipatinga), Parada Guanabara (Belo Oriente), Posto Ipiranga Gaúcho (Naque) e Restaurante Garapa 381 (Governador Valadares). Além disso, os sete SAUs também contam com totens de autoatendimento.
Concessão e investimentos
A Nova 381 administra 303,4 quilômetros da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares. O contrato, firmado em janeiro de 2025, prevê investimentos de mais de R$ 9 bilhões em trinta anos, com obras de duplicação, recuperação do pavimento, melhorias na sinalização e novos serviços ao usuário.
A concessionária afirma que o modelo free flow deve melhorar a fluidez e reduzir congestionamentos, além de aumentar a segurança nos trechos de maior movimento da rodovia.
Atenção ao não pagamento
Quem não quitar a tarifa está sujeito a multa por evasão de pedágio, considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro. A penalidade inclui aplicação de pontos na CNH e valor superior ao próprio custo do pedágio.
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