Cultura e Entretenimento

Estudantes de Betim recebem o projeto Casinha de Livros

Novo espaço de leitura tem acervo de 600 livros e foi inaugurado na Escola Municipal José Salustiano Lara nesta quarta-feira (03)

A Escola Municipal José Salustiano Lara, localizada no Distrito Industrial Bandeirinhas, Betim, recebeu, nesta quarta-feira (3), o projeto Casinha de Livros, um espaço lúdico que reproduz uma casinha com mesas, cadeiras, puffs, teatro para fantoches e o principal, um acervo 600 livros. Os alunos comemoraram a implantação do projeto que tem como principal objetivo fomentar o incentivo à leitura. A Casinha de Livros tem realização da CEC Brasil com patrocínio da Mann+Hummel via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução

casinha de livros
Foto: Fábio Alves / Divulgação - 

A iniciativa vai beneficiar 825 estudantes com idades entre 6 e 15 anos matriculados na escola. No espaço lúdico, o acervo é variado. Tem livros de contos de fada, fábulas, contos populares brasileiros, indígenas, africanos, todos infanto-juvenis. Além dos campeões de leitura, há obras que levantam discussões necessárias à sociedade como o respeito às diferenças, empoderamento feminino e meio ambiente, com exemplares em braile.

Foto: Fábio Alves / Divulgação - 
Foto: Fábio Alves / Divulgação - 

A ambientação da casinha é um atrativo à parte. Ao representar animais em extinção, como a ariranha, ararinha-azul, lobo-guará, mico-leão-dourado, onça-pintada e pica-pau-amarelo, provoca reflexão e sensibiliza sobre a preservação da imensa biodiversidade brasileira, que se encontra ameaçada.

As atividades de inauguração da Casinha de Livros na Escola Municipal José Salustiano Lara aconteceram em dois dias. Na terça-feira (2), foram realizadas duas apresentações do espetáculo teatral “Cantando e Contando Histórias". Na quarta (3), as turmas do 8º e 9º participaram de uma rodada de conversa sobre propósito com o Vice-Presidente e Gerente Geral da MANN+HUMMEL, Bert Kempeneers e, em seguida, da cerimônia de inauguração e contação de histórias com os colaboradores voluntários da empresa.

“Essa casinha vai nos proporcionar vários momentos de leitura, de prazer. Os alunos estavam super ansiosos, e nossa equipe está atuando para que seja um espaço alegre, planejado e acolhedor para as nossas crianças e adolescentes”, afirma Eliana Ferreira Prado, diretora da EM José Salustiano Lara.

Foto: Fábio Alves / Divulgação - 

Para Bert Kempeneers, a iniciativa é conduzida com propósito de fazer diferença positiva na vida de crianças e jovens. “A partir da nossa missão de separar o útil do prejudicial, por meio da filtragem, acreditamos que temos grande responsabilidade pelas gerações atuais e futuras. Por isso, esse investimento social se faz tão importante. A partir dele, contribuímos para educação de qualidade e redução das desigualdades na comunidade onde estamos instalados. Formar leitores é formar cidadãos com pensamento crítico e prepará-los para um futuro de oportunidades. Certamente iremos colher excelentes resultados com o projeto Casinha de Livros na Escola José Salustiano”, confirma o executivo.

“Com este projeto queremos diminuir a distância entre os livros e leitores. Sabemos que o acesso ao livro ainda é um desafio para muitos brasileiros. Dessa forma, a Casinha oferece um acervo rico com títulos de grandes editoras brasileiras para escolas e instituições, sendo um equipamento cultural lúdico para que crianças e jovens possam conhecer novos olhares sobre o nosso mundo e literatura”, declara Kaline Vânia, diretora administrativa da CEC Brasil.

CASINHA DE LIVROS 
O principal objetivo do projeto Casinha de Livros é promover e ampliar a importância da leitura dentro do universo simbólico de comunidades e grupos sociais, tendo o livro como centro de referência, formando leitores com consciência de leitura para o futuro, disponibilizando e possibilitando acesso a publicações que sejam objetos de desejo e de difícil acesso.

A iniciativa vai ao encontro da Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade de haver uma biblioteca em instituições de ensino de todo o país. O projeto também auxilia no processo educacional, na redução do analfabetismo e na formação de um público consumidor de cultura.

Sobre a CEC Brasil 
A CEC Brasil é uma empresa que atua na área de produção cultural, visando o impacto social. Com pilares como educação, saúde e diversidade, a CEC Brasil tem como desafio construir projetos inovadores e desenvolver tecnologia capaz de transformar cenários de comunidades no Brasil e América do Sul. Sua atuação está concentrada em projetos de cultura e saúde, com a publicação de livros que valorizem profissionais da saúde, e criação de espaços e estruturas inovadoras com foco em leitura e formação de novos leitores no Brasil e América do Sul. 

Sobre a MANN+HUMMEL
A MANN+HUMMEL é uma empresa líder mundial em tecnologia de filtragem. Sob suas duas unidades de negócios Transporte e Ciências da Vida e Meio Ambiente, o Grupo baseado em Ludwigsburg (Alemanha) desenvolve soluções inteligentes de filtragem e separação que permitem uma mobilidade mais limpa, ar mais limpo e água mais limpa. Assim, a empresa familiar fundada em 1941 faz uma importante contribuição para um planeta mais limpo e para o uso sustentável de recursos limitados. Em 2021, mais de 23.000 funcionários em mais de 80 locais geraram um volume de negócios de 4,2 bilhões de euros. 

Sobre a MANN+HUMMEL Brasil
A MANN+HUMMEL Brasil é detentora das marcas MANN-FILTER e WIX FILTERS e é a maior fabricante do mundo em soluções de filtragem. A empresa desenvolve filtros automotivos do ar, óleo, combustível e cabine para veículos leves e pesados, sistemas de filtragem industriais e purificadores do ar para ambientes internos e externos. Localizada em uma área de 120 mil m², em Indaiatuba, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo MANN+HUMMEL fora da Europa. Além disso, outras duas unidades estão instaladas no país, uma em Betim/MG e a mais recente em Sapucaia do Sul/RS. A companhia, de origem alemã, foi fundada no Brasil em 1954.

Comentários