Cultura e Entretenimento

Festival de Cinema de Catas Altas celebra “Cinema e Família” com programação gratuita em outubro

Segunda edição traz filmes, oficinas e homenagens em meio às montanhas da Serra do Caraça

catas altas
Flickr/Glauco Umbelino. 

Catas Altas (MG), na Serra do Caraça, vai se transformar em uma sala de cinema a céu aberto nos dias 3 e 4 de outubro com a realização da segunda edição do Festival de Cinema de Catas Altas. O evento, que tem como tema “Cinema e Família”, contará com uma programação diversificada, toda gratuita, incluindo exibições de curtas e longas, oficinas para estudantes e a tradicional entrega do Troféu Lamparina.

Idealizado pelo empresário Luciano de Almeida Costa e pela cineasta Flávia Barbalho – que também assina a curadoria artística – o festival pretende fortalecer a produção audiovisual regional e aproximar a comunidade do universo cinematográfico. “Estamos formando público regionalmente, e é muito importante atuar diretamente nas escolas através das capacitações e dos conteúdos exibidos”, destacou Flávia.

Cinema nas escolas

No dia 3, as atividades acontecem nas escolas Agnes Pereira (Centro) e João XXVIII (Morro D’Água Quente). Crianças terão uma manhã especial de leitura com o advogado e escritor infantil Hildebrando Pontes, que receberá uma menção honrosa. Já os adolescentes participam de uma oficina sobre formatos cinematográficos e narrativas, ministrada por Cláudio Costa Val, fundador da Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte.

Além disso, haverá exibições comentadas de curtas-metragens de diferentes estados, entre eles o pernambucano Nova Aurora, filmado integralmente em Libras, e o documentário Curas Sagradas Pataxós, que retrata a cultura dos povos originários do Sul da Bahia.

Sessão ao ar livre e Troféu Lamparina

No sábado (4), a Praça Monsenhor Mendes será palco da programação aberta ao público, entre 16h e 23h30. Haverá exibições de videoclipes, curtas, animações e o aguardado longa Chico Bento e a Goiabera Maraviósa.

Às 19h30 acontece a cerimônia de entrega do Troféu Lamparina, criado a partir da oficina de cinema da primeira edição e inspirado na cultura local.

Com pipoca gratuita e o cenário das montanhas de Minas ao fundo, a proposta do festival é transformar o fim de semana em uma experiência cultural única para moradores e visitantes.

O festival é patrocinado pela Samarco, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Catas Altas e da Pedreira Um Vale Mix.

Comentários