Galeria de Arte da Cemig recebe exposição produzida por estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte
Peças resultam dos trabalhos desenvolvidos em oficinas patrocinadas pela Cemig
Até o próximo dia 3/3, quem passar pelo hall de entrada do prédio sede da Cemig, em Belo Horizonte, poderá conferir a exposição Oficinas e Circuito de Arte Digital. As peças resultam de duas edições de oficinas educativas desenvolvidas com alunos de escolas públicas da capital mineira. A partir do trabalho realizado, algumas obras foram selecionadas e estão à mostra na Galeria de Arte da companhia.
Os encontros formativos, que atenderam cerca de 120 jovens, tiveram o patrocínio da Cemig. Durante os módulos, foram promovidas oficinas de motion design; técnicas de projeção e construção de tuboleds; circuitos e instalações elétricas; marcenaria, costura contemporânea e eletroadereços para Carnaval. De acordo com a curadoria da Mostra, a partir dos momentos formativos, foram desenvolvidos objetos criativos, inusitados e artísticos que acabaram dinamizados na exposição, destacando os múltiplos sentidos acerca dos mesmos.
Os jovens artistas estiveram presentes na abertura da exposição. Cerca de 90 estudantes puderam conhecer, na quinta-feira (9/2), a organização e a disposição dos trabalhos no espaço. O olhar atento não escondia a alegria em ver a obra feita durante as oficinas na parede, agora, de uma galeria de arte.
Foi assim que a aluna do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Antônio Salles Barbosa, Anne Caroline da Costa, reagiu ao ver o quadro que pintou junto a outros, em uma composição harmônica. “Eu fico muito feliz em ver que o meu trabalho está aqui, em exposição, porque eu me esforcei para fazer e fiquei feliz produzindo! Então, para mim, é uma alegria muito grande ver que meu trabalho está aqui. Eu gostei de participar, foi uma ótima experiência”, resumiu a estudante.
Vitória Gomes de Oliveira estuda na mesma escola de Anne e participou também das oficinas. Em poucas palavras, comentou a importância que a arte tem em sua vida. “A arte é muito importante no nosso dia a dia. Quando você faz um trabalho artístico, você se entrega, se distrai e esquece dos problemas. Eu acho que a arte está em todos os lugares”, destacou.
Laura Amaral é arte-educadora e foi uma das oficineiras responsáveis pelo trabalho realizado com os estudantes. Ela explica a importância de ver o resultado das oficinas em uma exposição. “Muitas crianças já estão falando: ‘olha o meu trabalho ali. Eu ocupei com a minha arte a galeria da Cemig’. Então, é trabalhar a autoestima desses jovens por meio da arte”, ressaltou.
Energia da Cultura
O diretor de Comunicação Empresarial e Sustentabilidade da Cemig, Cláudio Bianchini, lembrou que a galeria de arte ficou fechada durante o período da pandemia e que, desde o ano passado, está retomando as exposições. “Esse espaço está aberto para os grandes grupos e para aqueles que também estão começando. A Cemig apoia a cultura e incentiva essa aproximação com os jovens, permitindo criar essa relação e o entendimento da arte desde cedo”, enfatizou o diretor da companhia.
Como a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais, a Cemig patrocina projetos desenvolvidos em diferentes áreas e colabora com a preservação do patrimônio permanente do estado. Atualmente, a empresa patrocina dezenas de equipamentos históricos em todo o estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal de incentivo à cultura. Esse protagonismo reforça e reflete o posicionamento da empresa ao garantir um maior alcance e assertividade nos incentivos culturais.
Comentários