Cultura e Entretenimento

Turnê nacional “Maracacongo” e a Co.liga chegam em Brumadinho

Serão oferecidas oficinas para crianças e adolescentes, além de espetáculos que unem as culturas populares mineiras e pernambucanas

Negro_por_Negro_Credito_Pedro_Raiz
Foto: Pedro Raiz - 

Nos dias 05 e 06 de julho, Brumadinho será palco da turnê nacional “Maracacongo”, patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura. O Projeto Maracacongo tem como proposta festejar as danças, costumes e práticas dos povos negros e originários, unindo a cultura popular do Maracatu Rural, de origem da região da Zona da Mata Norte do Estado, que é Patrimônio Cultural do Brasil, às tradições de Minhas Gerais.

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) juntamente com a prefeitura de Brumadinho, a Estação Conhecimento, a ONG Batucabrum e o Instituto Cultural Vale promovem, nos dias 05 e 06 de julho, oficinas de Maracatu, Congo e Moçambique para crianças e jovens de Brumadinho. As atividades têm início às 08:30 na Estação Conhecimento. No mesmo dia às 13:30 todas as crianças e jovens assistirão às apresentações do Maracatu Rural Estrela de Ouro (Aliança – PE), e o Grupo Afro mineiro Negro Por Negro (Brumadinho-MG) e Afonjah (Olinda-PE). No dia 06 a partir das 14:00 é vez do projeto Batucabrum do Córrego do Feijão, bairro rural de Brumadinho, receber as oficinas e apresentações.

Durante a passagem da turnê por brumadinho, a OEI e a Fundação Roberto Marinho (FRM) apresentam, antes das apresentações artísticas, a Escola Livre de Economia Criativa: Co.liga. A Co.liga vai oferecer cursos gratuitos em cinco áreas do setor para qualificar, principalmente, os jovens do município.

A Co.liga foi criada para conectar juventudes, profissionais e empresas dos diferentes espaços de atuação em economia criativa, por meio de uma plataforma digital que oferece cursos gratuitos e outras oportunidades para facilitar a inserção produtiva dos jovens.

A OEI fomenta a cultura com o objetivo de ampliar o diálogo e a convivência democrática, reduzindo as desigualdades e aumentando o público das produções locais. A cultura gera renda e oportunidades de trabalho, além de ser uma via de inclusão social e produtiva, contribuindo para o pleno exercício da cidadania. “As oficinas e apresentações culturais em Brumadinho são uma forma de valorização da cultura popular brasileira, fortalecendo nossas expressões artísticas e compartilhando

conhecimentos sobre ritmos, danças e tradições. Para a OEI, reconhecer essa cultura histórica é fundamental, além de conectar, por meio de atividades educativas, crianças e jovens com a arte e a cultura.”, ressalta Raphael Callou diretor da OEI no Brasil.

O público poderá conferir a agenda das atividades culturais e da turnê por meio do site: http://www.agendabh.com.br/turne-projeto-maracacongo/

Confira a programação do dia 05/07 em Brumadinho:

Local: Estação do conhecimento
08h30 – Oficina de Maracatu Rural
08h30 – Oficina de Congo/Moçambique
13h50 – Negro por Negro
14h20 – Afonjah
14h50 – Maracatu Estrela de Ouro de Aliança

06/07 – PROJETO BATUCABRUM – CORREGO DO FEIJÃO
14h às 17h – Oficinas e apresentações

MARACATU ESTRELA DE OURO
O Maracatu Estrela de Ouro foi criado 1966, no Sítio Chã de Camará, zona rural do município de Aliança, Zona da Mata Norte pernambucana. Seu mentor, o Mestre Batista e outros moradores do sítio decidiram criar o maracatu para inseri-lo nas brincadeiras do cavalo-marinho, forró de rabeca e rodas de ciranda. Durante as festas e sambadas no terreiro do Estrela de Ouro foram formados vários mestres como Manoel Salustiano, Luiz Paixão, Biu Roque e Zé Duda. Com o falecimento do Mestre Batista, em 1991, seu filho, José Lourenço da Silva, assumiu a presidência iniciando uma nova fase com o grupo.

Reconhecido Maracatu de Baque Solto do Estado, o Estrela de Ouro tem se apresentado em diversas cidades do Brasil e em 2006, fez apresentações nas cidades francesas de Murat e Paris, exibindo e transmitindo sua forma de expressão. Em dezembro de 2011, o Maracatu Estrela de Ouro foi reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco.

NEGRO POR NEGRO
O Negro por Negro é um grupo afro que congrega artistas de quatro quilombos da região de Brumadinho (MG). Alguns componentes têm função importante nas guardas de Congo e Moçambique da região. A atração já realizou apresentações em diversas cidades mineiras, mas esta será a primeira vez que saem de Minas. Muitos deles nunca viajaram. Com percussão marcante o grupo usa caixas, alfaias, atabaques, timbales, djembê, violão, cavaquinho e gungas, cantam canções próprias e outras retiradas das tradições da República Democrática do Congo e do Moçambique, ambos os países da África do Sul.

AFONJAH
O cantor e compositor, Valdi Afonjah é um importante artista da cena musical autoral pernambucana. Ele é um artista que cria um som original, com letras fortes que procuram alertar sobre várias questões sociais e espirituais. Sua trajetória dentro do contexto musical teve início no final da década de 1970, com o Grupo Raízes. Em 1988, gravou o LP “Negra Magia”. Já no ano seguinte, foi para França e depois Suíça onde residiu por mais de 10 anos. Sua experiência musical já levou para turnês pelo continente africano e europeu. Foi nessa viagem, inclusive, que ele conheceu Aston “Familyman” Barret (baixista da banda de Bob Marley, The Wailers), o que resultou em uma temporada na Jamaica.

Logo depois, de volta ao Brasil e morando no Rio de Janeiro, Afonjah gravou os álbuns “Afonjah”, com produção de Carlos Trilha (Renato Russo, Marisa Monte) e o álbum “Cambinada Dub”. A convite do produtor cultural, Afonso Oliveira, Afonjah voltou a Pernambuco, e em 2017, participou do projeto “Maracatu Atômico Kaosnavial”, junto com Jorge Mautner e o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança.

Em 2019, Afonjah inicia uma residência artística com Afonso Oliveira no estúdio de Buguinha Dub, compondo diversas canções gravadas com nomes importantes da música pernambucana, como Flaira Ferro, Coco Raízes de Arcoverde, Maracatu Estrela Brilhante e Isaar.

Comentários