O texto de hoje é sobre o livro Os Reis: fotografias negras, lançado no dia 18 de maio na Bienal do Livro no BH Shopping pela editora Caravana. Foi um sucesso.
O livro descreve como ocorre os festejos de Congado e Folia de Reis em 4 municípios mineiro. São imagens e momentos históricos congelados pelas lentes do repórter fotográfico, sociólogo e cientista político Jurutan Alves. O livro descreve um pouco da história dos Arturos em Contagem; Irmandade de Nossa Senhora do Rosário em Belo Horizonte; Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Ibirité e Irmandade de Nossa Senhora do Rosário em Dores do Indaiá.
Os períodos de registro das imagens foram entre os anos de 2000 até 2012. O livro é importante principalmente nesse momento no qual a cultura recebe tantos ataques e desvalorização diante das políticas públicas destinadas a essa área. O tema cultura negra é sinônimo de resistência. O livro é antropológico.
Os Reis: fotografias negras é fruto de várias exposições na região da grande Belo Horizonte e, tem como objetivo trazer ao conhecimento da população a história de uma cultura tão rica neste país: a negra. É um convite a conhecer cada local em época de festejos como o Congado e Folia de Reis, festas tradicionais em alguns municípios em Minas Gerais.
O livro pode ser adquirido através do endereço eletrônico: https://caravanagrupoeditorial.com.br/produto/os-reis-fotografias-negras/
Comentários