Saúde

Anvisa oficializa registro da vacina contra dengue do Butantan

Imunizante será aplicado a partir de 2026, em dose única e exclusivamente pelo SUS

FOTO: PABLO JACOB/GOVSP. 

A Anvisa publicou nesta segunda-feira (8), no Diário Oficial da União, o registro da vacina brasileira contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. A autorização encerra o processo regulatório e libera a fabricação e a oferta do imunizante, que será distribuído apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2026.

Segundo a agência, o registro representa um marco no combate à doença no país. A vacina, chamada Butantan-DV, é tetravalente — protege contra os quatro sorotipos do vírus — e será aplicada em dose única. É também a primeira vacina contra a dengue totalmente produzida por um laboratório nacional.

A Anvisa destacou que a tecnologia utilizada é a de vírus vivo atenuado, já usada em imunizantes tradicionais, como a tríplice viral, a vacina da febre amarela e algumas versões da vacina da gripe. Apesar da aprovação, o Butantan deve continuar os estudos adicionais e monitorar o uso do imunizante na população.

A indicação aprovada neste momento contempla pessoas de 12 a 59 anos, faixa etária que poderá ser ampliada com novos dados. Em novembro, o instituto informou que já tinha 1 milhão de doses prontas e prevê mais de 30 milhões disponíveis até meados de 2026.

Eficácia

A Butantan-DV apresentou eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática e 89% de proteção contra formas graves e contra quadros com sinais de alarme, segundo avaliação técnica da Anvisa e estudo publicado na The Lancet Infectious Diseases.

A vacina foi desenvolvida pelo Butantan em parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines, em iniciativa articulada pelo Ministério da Saúde.

Comentários