Para quem, como eu, tem filhos pequenos, taí um livro para ser lido, usado e guardado.
Não importa o que diga o título.
‘Destrua este livro ilustrado’ (Editora Intrínseca - 64 págs.), da escritora Keri Smith, é um livro que ensina as crianças como fazer uma obra ganhar vida.
O livro tem uma proposta, a princípio, bem simples: quebre todas as regras.
Quando você ganhou o seu primeiro livro, com certeza, ganhou junto um conjunto de regras para lê-lo: ‘não jogue o livro no chão’; ‘não dobre as páginas’; ‘tome cuidado com o livro’; ‘não desenhe no livro’ e ‘leia em silêncio’.
Como você pode imaginar, essas regras deixavam as crianças nervosas perto dos livros, com medo de fazerem algo errado. Keri Smith com seu novo livro encoraja os pequenos leitores a se aproximarem dos livros sem medo e sem regras assustadoras.
Keri é autora de vários best-sellers que estimulam a criatividade das crianças, como ‘Destrua este Diário’; ‘A Agenda Anti planos’; ‘A Linha’ e ‘Isto não é um livro', entre outros. Depois de incitar milhares de leitores a destruírem seus diários, a autora está de volta para convidar os pequenos a mergulharem na arte da criação e da destruição.
A ‘destruição’, proposta pela autora, no entanto, não é literal; é antes uma nova abordagem. Para usar uma palavra da moda: interatividade.
Ao invés de apenas ler, a autora propõe que as crianças usem os 5 sentidos na hora em que abrir o livro. A brincadeira é cheirar o livro, ouvir suas páginas, tocá-las, dobrá-las, enrolá-las. Vestir o livro, abraçá-lo, jogá-lo pra cima, escrever e desenhar nas suas páginas, enfim, tudo o que a imaginação e a vontade sugerir.
Por isso, Keri guia o pequeno leitor pelas páginas mostrando que os livros são mais do que objetos; e que com imaginação e criatividade eles se tornam universos lúdicos.
Keri Smith é uma escritora, ilustradora e artista canadense conhecida por encorajar os leitores a expandir seus escopos de criatividade em livros como o best-seller ‘Destrua este Jornal’, onde ela faz com que os leitores façam coisas com o livro em si, em vez de simplesmente ler, desenhar ou colorir as páginas do livro.
Comentários