Coluna

DESTRUA ESTE LIVRO

Para quem, como eu, tem filhos pequenos, taí um livro para ser lido, usado e guardado. 

Não importa o que diga o título. 

‘Destrua este livro ilustrado’ (Editora Intrínseca - 64 págs.), da escritora Keri Smith, é um livro que ensina as crianças como fazer uma obra ganhar vida.

O livro tem uma proposta, a princípio, bem simples: quebre todas as regras. 

Quando você ganhou o seu primeiro livro, com certeza, ganhou junto um conjunto de regras para lê-lo: ‘não jogue o livro no chão’; ‘não dobre as páginas’; ‘tome cuidado com o livro’; ‘não desenhe no livro’ e ‘leia em silêncio’.

destrua este livro
Divulgação - 

Como você pode imaginar, essas regras deixavam as crianças nervosas perto dos livros, com medo de fazerem algo errado. Keri Smith com seu novo livro encoraja os pequenos leitores a se aproximarem dos livros sem medo e sem regras assustadoras.

Keri é autora de vários best-sellers que estimulam a criatividade das crianças, como ‘Destrua este Diário’; ‘A Agenda Anti planos’; ‘A Linha’ e ‘Isto não é um livro', entre outros. Depois de incitar milhares de leitores a destruírem seus diários, a autora está de volta para  convidar os pequenos a mergulharem na arte da criação e da destruição. 

A ‘destruição’, proposta pela autora, no entanto, não é literal; é antes uma nova abordagem. Para usar uma palavra da moda: interatividade.

Ao invés de apenas ler, a autora propõe que as crianças usem os 5 sentidos na hora em que abrir o livro. A brincadeira é cheirar o livro, ouvir suas páginas, tocá-las, dobrá-las, enrolá-las. Vestir o livro, abraçá-lo, jogá-lo pra cima, escrever e desenhar nas suas páginas, enfim, tudo o que a imaginação e a vontade sugerir.

Por isso, Keri guia o pequeno leitor pelas páginas mostrando que os livros são mais do que objetos; e que com imaginação e criatividade eles se tornam universos lúdicos.

Keri Smith é uma escritora, ilustradora e artista canadense conhecida por encorajar os leitores a expandir seus escopos de criatividade em livros como o best-seller ‘Destrua este Jornal’, onde ela faz com que os leitores façam coisas com o livro em si, em vez de simplesmente ler, desenhar ou colorir as páginas do livro.

Ediel Ribeiro (RJ)

661 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários