Opinião

E o jogo começa

Foi dada a largada para as eleições de outubro, parece que está tudo caminhando como esperado. O evento que foi o símbolo do início da campanha eleitoral foi a posse no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do ministro Alexandre de Moraes. Em seu discurso este prometeu ser implacável no combate as chamadas Fake News. 

Nesse meio tempo o próprio ministro presidente do TSE ordenou que integrantes da polícia federal investigassem empresários ligados ao atual presidente da república. Estes estavam incentivando, ou melhor, planejando ações contra os resultados das eleições em caso de derrota de seu candidato preferido. A ação desencadeou uma fissura entre ministros do Supremo Tribunal Federal e Augusto Aras Procurador Geral da República. O último era contra as operações realizadas pela Polícia Federal. Há indícios de mensagens entre Aras e o grupo de empresários. Isso indica que pode surgir outras surpresas no meio do caminho.

O Jornal Nacional iniciou sabatina com os principais candidatos ao cargo máximo do executivo no país. O primeiro foi justamente Jair Messias Bolsonaro. O tom da entrevista foi uma escolha correta. O formato também. Tudo que o atual chefe do executivo federal falava era confrontado com dados estatísticos ou imagens de ações do próprio presidente em momentos de governança. Os assuntos, porém, favoreceram a Bolsonaro. Os jornalistas parecem ter medo de falar das pessoas em situação de miséria, que estão passando fome e também dos 75 milhões de brasileiros que não conseguem mais pagar suas dívidas devido a situação econômica pela qual o país passa. Quais planos serão apresentados pelo governo Bolsonaro, caso vença as eleições, para ajudar essa gente a sair dessa situação? Este dado não foi comentado. Também não foi mencionado a bomba fiscal que o próximo mandatário do executivo irá assumir com as desonerações de impostos para campanha eleitoral. A entrevista continua com outros candidatos ao pleito.

E, por fim amanhã inicia o horário político gratuito em rádio e televisão. As pesquisas acadêmicas mostram a importância do horário político. Muitos eleitores esperam esse momento para tomar sua decisão em quem votar. Com o uso cada vez maior das redes sociais haverá inserções nessas de parte das publicidades eleitorais apresentadas nas televisões do país.    

Cabe a você eleitor observar tudo, analisar cada proposta e tomar a decisão de manter a democracia no país em funcionamento. Nesse momento ela corre sérios ataques de muitos candidatos que estão disputando o pleito desse ano, inclusive presidencial.

Comentários