Coluna

O DIA DO AGRICULTOR

Se tem um órgão do Governo Federal que trabalha - e muito - é o Departamento de Recuos e Desmentidos (DRD).

Ligado à Secretaria de Comunicação - SECOM - o DRD funciona numa salinha nos fundos do Palácio do Planalto, ao lado do gabinete do ódio, sob o comando do secretário especial André de Souza Costa.

Todo mundo sabe que uma das funções mais importantes no governo, hoje em dia, é a de recuar e desmentir as histórias do capitão e de sua prole.

Se o presidente ficar adulterando fatos, desmentindo e fraudando todo tipo de informação, daqui a pouco ninguém mais vai acreditar nas suas declarações.

ESPANTALHO NANI
Arte: Nani - 

Quando o secretário da SECOM entrou no gabinete do presidente, o capitão estava colando na parede um cartaz com uma foto que mostra um jagunço segurando uma espingarda no ombro em meio a uma plantação.

Bolsonaro foi logo perguntando:

- Uma obra de arte, isso daí, né não?

- Ãhn...Bem…

- É para comemorar o Dia do Agricultor.

- Mas, presidente, o homem está segurando uma arma. O que isso tem a ver com agricultura?

- Tem tudo a ver, isso daí. O que você queria, uma foice e um martelo?

- Uma enxada, talvez?

- Pensa comigo no tocante essa cuestão daí? - pediu o capitão. - O agricultor precisa da arma para garantir a segurança da sua propriedade, talkey?

- Ãhn…

- Se o pessoal do MST tentar invadir sua propriedade ele precisa de uma arma, certo?

- Mas…

- A arma também é importante para defender a plantação dos ladrões e garantir a comida na mesa de milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo. Então, a arma é mais simbólica que a enxada.

- Presidente, a agricultura é a única parcela do seu governo que ainda não sofreu críticas pesadas da oposição, ações como esta, que fazem alusão à política armamentista, podem mudar a imagem do Ministério da Agricultura.

- Quem manda sou eu! Pode publicar a peça.

Algumas horas depois, o secretário voltou ao gabinete do presidente:

- Presidente, a imagem criou polêmica nas redes sociais. Tá todo mundo criticando o cartaz. Já virou meme. A imprensa ironizou a foto. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura afirmou que a imagem de uma pessoa no campo segurando uma espingarda foi totalmente desrespeitosa. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra afirmou que, ao escolher a imagem de um jagunço pra homenagear o dia do agricultor, o governo Bolsonaro é coerente com sua concepção de mundo: de culto à violência e promoção da morte.

- Apaga a imagem da rede - determinou o presidente.

- O que eu digo para a imprensa?

- Desmente. Diz que é fake news. Que invadiram o site da Secretaria.

Ediel Ribeiro (RJ)

661 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários