Rio de Janeiro - Ele tem nome de gênio. E é genial.
Cival Einstein, cartunista do “Jornal do Comércio do Ceará”, acabou de abiscoitar (que língua, a nossa!) mais um prêmio internacional de humor na categoria caricatura, no “International Satirical Graphic Contest The Golden Aplle, de Bistrita, Romênia (2020)”.
Antes, o artista já tinha levado para casa o primeiro prêmio do “Quarto Festival Internacional de Humor Gráfico ‘The Sunny Dragon’ - 2018, de Goris-Armênia”; uma menção honrosa no “Ion Luca Caragiale Competition Caricature”, na Itália; prêmios na Argentina; Macedônia (2014-2015-2018); Armênia (2015); “Troféu Skal” (2017); “Honorable Mention, The 14th International Cartoon Contest Syria” (2018); e também foi jurado no “International Cartoon Contest - Haifa” (2013), e muitos outros.
O chargista nordestino Cival Einstein, de 36 anos, recebeu, também, o "Prêmio Especial" em um concurso internacional de cartum. A premiação foi referente ao “7º Concurso Internacional de Cartuns de Azeitona do Chipre”.
Cartunista, caricaturista, chargista e ilustrador, Cival Einstein Macedo Alves, nasceu em 15 de setembro de 1992, em Fortaleza no Ceará. O ‘Einstein’ foi idéia do pai, que gostava de matemática e admirava o cientista Albert Einstein, criador da “Teoria da Relatividade”.
Aos quatro anos, usando lápis de cor, fez o seu primeiro desenho, o Superman, que ele via na sessão da manhã, na TV. Do seminal super-herói, Cival, fã de Salvador Dali, incentivado pelos pintores Almeida Leite e Descartes Gadelha, partiu para as aquarelas e quadro pintados à óleo, em 1999.
No Brasil - mais precisamente no seu estado, o Ceará -, admirava o artista plástico, ilustrador e escultor, Aldemir Martins. “Gostava da mulher rendeira, dos gatos e do pessoal do Nordeste que ele desenhava tão bem”, disse Cival, em entrevista ao “Jornal do Comércio do Ceará”.
Entre os cartunistas, o artista cearense diz admirar Millôr Fernandes, Laerte, Angeli, Henfil, Jaguar, Chico Caruso, Carlos Latuf, Glauco, Klevisson Viana, Mino e o Esloveno Milan Alesevic. Artistas que, com talento, nanquim, tinta óleo, acrílica pastel e aquarela ele procura seguir e conseguir o mesmo sucesso.
Atualmente, o artista cearense, além de correr o mundo atrás de prêmios e reconhecimento internacional, ilustra livros infantis e faz caricaturas ao vivo em eventos
Para Einstein, o sucesso é relativo
Comentários