Coluna

Prefeito Valente

Em uma cidade pacata do interior, vivia um povo em plena harmonia, todos se conheciam e se respeitavam. A economia era forte e se sustentava no minério de ferro, comércio e agropecuária. O cristianismo era a religião predominante, embora houvessem outras crenças e adeptos dos deuses gregos. Conta-se que a cidade sempre foi administrada por homens sábios que cultivavam a história, respeitavam os costumes e crenças. Mas a paz foi quebrada depois que elegeram para prefeito um homem valente, de poucos amigos que assumiu o comando da cidade e instalou o desrespeito. Ele criticava a população e a responsabilizava por tudo de errado que acontecia. O tempo foi passando e o prefeito ganhando confiança e ficando cada vez mais ousado. Então, passou a se portar como dono do município, impondo suas próprias regras e administrando ao seu modo. O povo queria que as obras públicas fossem distribuídas por meio de licitações, pois acreditavam que assim diminuiria a corrupção que tanto sufocava o município, mas em licitação pública não se falava mais e as poucas vezes que acontecia era "conversa pra boi dormir", pois independentemente de quem vencia, a decisão era do prefeito.

Na cidade, apesar da maioria cristã, ainda havia muita crença nos deuses gregos e Theo era o mais venerado, mas o prefeito descrente não respeitava nada, as leis eram ignoradas e ninguém podia questioná-lo. O tempo foi passando, a cidade a cada dia mais endividada e aos habitantes restava torcer para que o mandato do prefeito terminasse logo.

Foram quatro longos anos de sofrimento, os serviços públicos não funcionavam, faltava tudo, nos postos não haviam médicos nem remédios, nas escolas faltavam professores e até merenda. Nas ruas apenas a guarda do mandatário era vista para reprimir quem ousasse reclamar do prefeito. Até o Papai Noel foi preso! Pobre velhinho...

As crianças não brincavam mais nas praças, as noites eram frias e o vento que tocava as janelas era apavorante. Mesmo assim o povo mantinha as esperanças e as vezes reuniam-se para contar os dias que eram longos, sofridos. Queriam que acabasse logo o pesadelo. Enquanto isso, os defensores do governo desfilavam em carruagens, carros importados e muitas festas regadas a Macallan 55, Dalmore 62 e Glenfiddich. A riqueza proporcionada pelo poder não os permitia ver que aquilo era como um sonho e que ao despertar, tornar-se-ia um pesadelo. Mas é como disse o sábio, "o poder emana do povo e ao povo pertence".

Na casa de valente, até os cachorros são bravos e nela nem mesmo os deuses gregos são poupados. Acredite, até Theo apanhou.

Geraldo Ribeiro (MG)

25 Posts

Causos e Crônicas

Comentários


  • 06-12-2014 14:20:00 Jose Eustaquio

    Tem vereador VALENTE na Camara também,Paulo Soares não consegui debater com os vereadores de oposição,aí parte para o atacaque,que é sua melhor defesa.ITABIRA PODE E MERECE MAIS!!

  • 04-12-2014 12:26:00 Mariza

    Essa é muito boa,Pit Bicha e Pit bitoca,KKKKK!!!!

  • 03-12-2014 08:26:00 solemar

    Moço,moço,moço,como pode ser tanta coincidência(igual). Sou de Aroeiras do Itaim-Piauí. Esta historia é igual da minha cidade,só que lá o Prefeito Valentão é letrado,doutor,arretado,cabra macho e não tinha um pingo de educação,cobrador era aos tantos,só que se resolvia na porrada,nos tapas,não pagava ninguém,e fornecedores tinham medo de cobrar.Valentia só durante o dia,era só escurecer e o valentão tomar (02) pingas e (02) jurubeba que começava a dançar(fã do Ney Matogrosso). Amarava a camisa acima da cintura deixando umbigo aparecendo,e rebolava noite a dentro,e a turminha que o acompanhava também gostava de dançar,pricipalmente seu advogado particular,gente muito estranhas. Ao contrario do Prefeito Valentão,e Vice-Prefeito é uma Dama,educação exemplar,que também gosta de dançar.O Prefeito Valentão antes mesmo de assumir o cargo,aumentou o seu salario e de seus amigos e compadres( secretarios Tecnicos). Edividou o Municipio,todos comprando carrões,sitio,casa comerciais,apartamentos,casas luxuosas.Festas todos os dias do ano,como churrasco,pegadas,bebidas caras e muito embalo com musica do NEY.E aí o Valentão ficou conhecido em todo Interior do Piauí como PIT BICHA E PIT BITOCA. Dupla que fez, nos Brasileiros, a se divertir e rir muito nas noites de sabado.

  • 03-12-2014 00:53:00 teobaldo

    Themis também?

  • 02-12-2014 14:49:00 Jean

    Essa historia parece que já vi. A minha cidade também tem um prefeito brabo pra danar, oh, caboquinho arretado! Se nego por lixo pra fora antes do dia ele chuta a porta do individuo e joga o lixo lá dentro de novo. Deve ser por isso que as nossas ruas ta cheia de cachorro brabo