Cultura e Entretenimento

Projeto Encontro encerra primeira fase com espetáculo do Galpão em Mariana

Iniciada em abril, caravana levou atividades culturais e educativas a cidades mineiras impactadas por barragens de mineração.

Encerramento da temporada será em Mariana, uma das cidades atingidas por barragens de mineração - Foto:Guilherme Dardanhan - 

Mariana (MG) - A caravana do Projeto Encontro encerra sua primeira fase em Mariana (Região Central), entre esta sexta-feira e domingo (24 a 26/5/24). A programação cultural, educativa e socioambiental inclui espetáculo do Grupo Galpão. Iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e do Ministério Público (MPMG), o projeto beneficia comunidades atingidas por barragens de mineração.

Lançada em abril, a caravana passou por Nova Lima, Barão de Cocais, Igarapé e Itatiaiuçu e mobilizou mais de dez mil pessoas com programação gratuita e ações de cidadania, sustentabilidade e autocuidado, além de serviços e atrações artísticas para todas as idades. O Projeto Encontro marca os cinco anos de promulgação da lei estadual Mar de Lama Nunca Mais (Lei 23.291, de 2019).

Em Mariana, o Grupo Galpão abre a programação na sexta-feira (24), às 19h30, na Praça da Sé. O espetáculo será “De Tempo Somos”, um sarau cênico literário com 25 canções que celebram os 40 anos de vida da companhia teatral fortemente ligada à tradição do teatro popular e de rua. 

Já no sábado (25), o projeto vai ao distrito de Santa Rita Durão, com programação na Praça da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Das 14 às 18 horas, haverá oficinas para crianças e adultos, contações de histórias infantis e show de música sertaneja. Uma das atrações será o ônibus Hacklab Volante, um misto de laboratório, museu de gambiarras e feira de ciência, que estará aberto a visitação.

No domingo (26), a Praça dos Ferroviários, em Mariana, terá um dia inteiro de programação, das 9 às 18 horas. Entre os destaques, estão um aulão de zumba, show de forró e o famoso Cortejo do Circovolante, com diversas intervenções circenses. O Projeto Encontro também vai promover um pocket show da dupla Hot e Oreia, dentro do Palco Hip Hop Conexões, que começa às 16 horas.

Kombi retrô é o mascote e uma das atrações do Projeto Encontro - Foto: Marcus Desimoni/Nitro

Outro destaque é a kombi customizada do projeto, que estará em Barão de Cocais para atendimento de dúvidas e distribuição de materiais informativos. O veículo é equipado com painel de energia solar, uma mini sala de leitura e recepção em seu interior. Ela foi adaptada também para comportar uma minicafeteria, criando assim um espaço de convivência entre os participantes do encontro.

O deputado Tadeu Martins Leite (MDB), presidente da ALMG, ressalta que a iniciativa pretende levar mais cidadania, serviços e informações a essas comunidades.

“A conclusão desta primeira etapa do Projeto Encontro nos mostra que a promoção da cidadania e a conscientização sobre a proteção ao meio ambiente saem fortalecidas. Ampliar o acesso a informações, cultura, saúde, lazer e esporte aos moradores dos municípios que receberam a caravana é uma missão que une a Assembleia e o Ministério Público enquanto instituições públicas.”

Já o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) do MPMG, promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, destaca que “o objetivo do projeto é promover os laços sociais, o convívio comunitário e o respeito ao meio ambiente, de modo a fortalecer o senso de pertencimento e autoestima dessas populações, que vêm enfrentando grandes desafios”.

O Projeto Econtro é executado com recursos de medidas compensatórias ambientais direcionados pelos promotores do MPMG.
 

Comentários