Cultura e Entretenimento

Última semana para aproveitar as “FÉRIAS DIVERTIDAS NO MEMORIAL”

Crédito: Luiza Palhares - 

Belo Horizonte - O mês mais animado no Memorial Vale está chegando ao fim e com ele a programação do “Férias Divertidas no Memorial”. Mas ainda dá tempo de aproveitar muitas atrações. Em sua última semana, a iniciativa traz para crianças jogos, espetáculos, brincadeiras, artes e Oficina de Pintura. As inscrições para participar da oficina devem ser feitas com antecedência pelo site https://memorialvale.com.br/pt/ . O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.

Durante o horário de funcionamento do Memorial, as crianças poderão explorar o espaço de maneira mais divertida e interessante com o “Kit Trilha da Infância”, que contém um mapa, lupa, espelho, lanterna e binóculo, propondo um jogo lúdico que atiça a curiosidade e o interesse dos pequenos. O kit pode ser solicitado na recepção e, ao final da visita, deve ser devolvido para que outras crianças possam vivenciar a experiência.

Os “Caçadores da Memória” estarão em ação na quarta, quinta e sexta, às 10h30, (sexta, sessão com intérprete de libras). A equipe do Memorial vai contar com a ajuda do público infantil para encontrar memórias perdidas. Juntos, crianças e educadores vão explorar os vestígios da memória deixados pelo museu, usando ferramentas especiais para desvendar esse mistério. A atividade é voltada para crianças de 5 anos ou mais, adolescentes e seus acompanhantes. Os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes de cada sessão.

Crédito: Bruno Azevedo - 

Com as “Visitas Brincantes”, que vão acontecer na quarta, quinta, sexta, sábado e domingo às 11h e 14h (sábado, às 11h, com intérprete de libras) - uma visita ao museu poderá ser também uma brincadeira. O público vai descobrir as histórias de Minas Gerais através de roteiros divertidos que resgatam diferentes aspectos da cultura mineira, percorrendo as exposições permanentes e temporárias. Podem participar crianças de 4 anos ou mais, adolescentes e seus acompanhantes. Os ingressos deverão ser retirados 30 minutos antes de cada sessão.

No dia 31 de janeiro, quarta às 14h, vai acontecer a “Oficina de Pintura: Cores de Minas”, inspirada na produção de cerâmicas do Vale do Jequitinhonha, para uso doméstico e decorativo. Nesta oficina, o público vai aprender a produzir tintas a partir de pigmentos terrosos e experimentar seu uso de diferentes formas. Crianças a partir de oito anos podem participar da oficina que tem duas horas de duração. As inscrições são gratuitas e limitadas pelo site do Memorial Vale.

Espetáculo “Para Chicos”, com Grupo Maria Cutiano, será atração do dia 03 de fevereiro, sábado, às 11h (com intérprete de Libras), o museu recebe. A montagem traz uma viagem pelo cancioneiro de Chico Buarque com o olhar lúdico da palhaça Begônia (Mariana Arruda), que tenta ser bailarina, mas vira palhaça e entra no mundo do Circo Roliúde com sua banda animal. Em cena, clássicos das trilhas de Os Saltimbancos, Os Saltimbancos Trapalhões e outras canções. Retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão na recepção do Memorial. Apenas um ingresso por pessoa.

E, encerrando a programação do “Férias Divertidas no Memorial”, na quinta, 1º de fevereiro, às 19ho grupo “Samba da Meia-Noite” se apresenta com as principais canções de seu primeiro álbum Eu sou de Minas Gerais. Samba da Meia-Noite é um grupo de cultura popular, nascido em 2012, formado por percussão, sambadores e sambadeiras que trazem em seus corpos e musicalidades as heranças, lembranças e vivências ancestrais de uma cultura singular, tendo suas expressões nos batuques, pisadas, chulas e requebrados. Retirada de ingressos 1h antes doeve nto (apenas um por pessoa).

Comentários