Rio de Janeiro - Fui apresentado às canções do Mauro Marcondes pela jornalista e assessora de imprensa Eulália Figueiredo.
Mauro Marcondes é um cantor e compositor, criado em Copacabana, na época da bossa-nova, que traz grande influência de Tom, João Gilberto e Menescal.
Eulália, conta:
“ ‘Canções Urbanas’ é o quarto álbum da carreira de Mauro Marcondes. O gostoso disco traz as participações dos cantores Áurea Martins (na faixa "Era uma vez um anjo") e, nos vocais, de Clarisse Grova, Jussara Lourenço, Telma Tavares, Ari Bispo e Marcos Sacramento (além de intervenções na faixa "Copacabana, Terra de Ninguém" de Marcela Velon, Telma Tavares, Marcos Sacramento e Zéjorge).
As primeiras composições surgiram da parceria com o poeta e letrista Caito Spina. Nessa época, foram feitas músicas que levaram a participações nos festivais estudantis que proliferavam naqueles anos de muita criatividade para a MPB.
Em 1971, foi o compositor mais jovem a participar do IV Festival Universitário da Canção Popular, da TV TUPI, no qual também competiu Belchior, vencedor com “Hora do Almoço”, Alceu Valença e muitos outros. No início de 1972 participou do Festival de Costa a Costa, em Piriápolis, no Uruguai.
‘Canções Urbanas’ é o resultado das influências musicais e experiências de vida em metrópoles, com toda a diversidade urbanística, cultural e humana (e desumana) presente nas cidades brasileiras, do compositor Mauro Marcondes e de seus parceiros.
Os arranjos primorosos do maestro Leandro Braga e de Lui Coimbra acentuaram a riqueza de gêneros da música brasileira e a força e beleza dos ritmos da nossa ascendência africana.
"Copacabana, Terra de Ninguém", a primeira faixa do novo álbum que foi para as plataformas digitais, ganhou versão em audiovisual. A composição sinaliza para esse universo de múltiplas facetas, abrindo espaço para um roteiro musical que mostra as "veias abertas" de uma sociedade ambígua e plural. Mas também rende homenagens aos 130 anos recentemente completados pela "Princesinha do Mar", onde Mauro passou boa parte de sua vida.
Gravado, mixado e masterizado por João Ferraz, no Lontra Music, o álbum tem projeto gráfico de Fernando Leite e fotos de Felipe Câmara e Mariza Lima. "Canções Urbanas" tem produção executiva de Mauro Marcondes, produção e direção musical de Leandro Braga e arranjos de Leandro e Lui Coimbra.
"Este álbum é fruto de uma obra coletiva, e tenho muito a agradecer pela dedicação de profissionais como a grande cantora Áurea Martins que me presenteou com uma participação maravilhosa em ‘Era uma vez um anjo’; também grato aos parceiros cujas letras dão vida às minhas composições. Márcia Toledo, Patrícia Secco, Solange Böeke, Paulo César Feital e ao mais constante, nos últimos anos, Zéjorge. Aos músicos e cantores que também me prestigiaram com sua arte e, claro, ao Lui Coimbra e Leandro Braga", diz Mauro.
Em formatos digital e CD físico, o álbum foi concebido com a ajuda de um coletivo de amigos ligados à música e à arte, escolhidos por Mauro, para votarem nas canções de sua predileção. A vasta e qualitativa obra do "cantautor" demandou um intenso trabalho na concepção de sua identidade e seleção desse repertório. Foi organizado um "balaio musical" para, posteriormente, culminar na votação democrática que resultou no roteiro definitivo de "Canções Urbanas". (Eulalia Figueiredo)
Comentários