Aneel anuncia bandeira vermelha patamar 1 em outubro
Contas de energia terão acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos devido ao baixo nível dos reservatórios

Belo Horizonte - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira vermelha patamar 1 passará a vigorar no mês de outubro. Na prática, as contas de energia elétrica terão acréscimo de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A medida representa redução em relação a agosto e setembro, quando foi acionada a bandeira vermelha patamar 2, de custo mais elevado.
Segundo a Aneel, o acionamento da bandeira está relacionado ao baixo volume de chuvas, que comprometeu o nível dos reservatórios e exigiu maior uso de usinas termelétricas, consideradas mais caras.
“Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, informou a agência em nota.
O órgão regulador destacou ainda que a geração solar é intermitente e não consegue atender à demanda em tempo integral. “Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, acrescentou.
Bandeiras tarifárias
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da produção de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Na bandeira verde, não há acréscimos nas contas de luz. Já as bandeiras amarela e vermelha indicam aumento no valor a ser pago a cada 100 kWh consumidos.
Comentários