Cidades

Inscrições abertas: curso gratuito de gastronomia para jovens

Capacitação é para quem tem de 15 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social 

Jovens com idades entre 15 e 17 anos terão a oportunidade de cursar gastronomia de graça. A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS) e o Instituto ITI estão com as inscrições abertas para o curso de iniciação profissional de “Gastronomia Social Júnior”.

Os interessados podem procurar as unidades dos Cras ou a sede do ITI, na rua Irmãos D’Caux, nº 283, no Centro de Itabira,  e também ligar no telefone (31) 3840-5707. As inscrições estão abertas até o dia 3 de fevereiro e serão feitas nas unidades dos Cras. Uma oportunidade para jovens em situação de vulnerabilidade social, que tenham interesse em aprender a arte da culinária e seguir na profissão.  

O curso terá a duração de seis meses, com aulas duas vezes na semana. Serão oferecidas 20 vagas, distribuídas em duas turmas, com horários de manhã e à tarde. É necessário apresentar documentos como certidão de nascimento ou identidade, CPF, comprovante de endereço atualizado e uma foto 3x4, além do comprovante de encaminhamento pelo Cras ou pelo Creas. Todos os documentos exigidos devem ser apresentados em formato original e a cópia. 

A iniciativa foi viabilizada por meio do Termo de Fomento 016/2021, destinado pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), que tem foco em políticas, ações e programas voltados para a proteção pessoal e social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O fundo também desenvolve ações para a erradicação do trabalho infantil e a profissionalização dos adolescentes.

O chefe de cozinha Rodrigo Bernardi é responsável pelo curso. Ele pontua que o curso da gastronomia social júnior tem uma importância grande nos aspectos social e econômico. “Os jovens têm a chance de sair da situação de vulnerabilidade social com capacitação, emprego e renda. É difícil o jovem conseguir o primeiro emprego sem experiência, e nós proporcionamos isso a eles”, destaca o chefe.  

De acordo com Rodrigo, uma turma já completou o curso no ano passado com 100%de aprovação e participação. “Os alunos estão muito empolgados, vários sonhos, querendo aprender e fazer faculdade”, ressalta. 

Os adolescentes selecionados irão ser capacitados com introdução a habilidades básicas de cozinha; manipulação de alimentos e higiene; iniciação a confeitaria e panificação; cozinha contemporânea de raiz. O curso traz também um módulo com serviço de salão, montagem de mesa e noções de empreendedorismo.

São critérios de admissão para o curso:

- Jovens em vulnerabilidade socioeconômica;

- Idade entre 15 e 17 anos e 11 meses;

- Matriculados e frequentando a rede pública de ensino;

- Residentes em Itabira;

- Ter disponibilidade e comprometimento com as aulas teóricas e práticas;

- Ter interesse em trabalhar na área da gastronomia.

Comentários