Cidades

Simulado de emergência em barragens envolve 29 bairros de Itabira neste sábado (22)

A atividade tem caráter preventivo e faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM)

simulado barragem itabira
Divulgação - 

No próximo sábado (22), às 15h, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), com apoio da Vale, realiza mais um simulado prático de emergência de barragens. Detalhes da operação foram tratados na manhã desta quarta-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), em uma reunião de alinhamento com as demais autarquias e entidades envolvidas.

Participaram da reunião, representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Itabira, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Desta vez, a atividade contará com a participação dos moradores residem nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Sistema Pontal. Ao todo, a ação vai mobilizar 29 bairros e comunidades de Itabira. Como nas edições anteriores, durante o simulado os moradores serão avisados com o toque de sirenes e deverão seguir pelas rotas de fuga, dirigindo-se ao ponto de encontro mais próximo, onde serão registrados.

Os bairros mobilizados para o simulado são: Abóboras; Água Fresca; Bálsamos; Barro Branco; Bela Vista; Belvedere; Campestre; Conceição; Condomínio Vila Técnica Conceição; Engenho; Fênix; Gabiroba de Baixo; Gabiroba de Cima; Hamilton; Jardim dos Ipês; João XXIII; Juca Rosa; Laboreaux; Machado; Madre Maria de Jesus; Morro dos Tocos; Nossa Senhora das Oliveiras; Nova Vista; Palmeiras. Palmital. Praia; Riveira de Cima; Rio do Peixe; Santa Ruth; Vale do Sol; Vila Bethânia e zona rural de Itabira.

A coordenadora da Defesa Civil de Itabira, Nilma Maria Macieira Castro, ressalta que a participação dos moradores da região é fundamental para o sucesso da ação. “É interessante a participação porque temos que condicionar os moradores em caso de algum evento envolvendo barragem. Hoje no município temos 16 barragens e parte da população estão nas chamadas zonas de autossalvamento. O objetivo é treinar essas pessoas para que elas tenham entendimento de todas as medidas a serem adotadas em casos extremos. Precisamos sempre enfatizar o caráter preventivo desse treinamento”, disse.

A medida faz parte do Plano de Emergência com Barragem de Mineração (PAEBM) e permite que a população no entorno conheça as ações em cumprimento à legislação vigente. Nas regiões onde ocorrem o simulado de barragens, diversos pontos serão interditados temporariamente, com interrupção do trânsito no horário de 15h às 16h.

A Defesa Civil ressalta que, de acordo com a Vale, as estruturas das barragens seguem monitoradas regularmente e não ocorreu nenhuma alteração no que diz respeito à segurança. Os níveis de segurança estão adequados, segundo a empresa.

Mais informações podem ser obtidas pelo número: 08000396010. O contato da Defesa Civil pode ser feito pelos telefones: (031) 3839-2147 ou 98294-6273.

Comentários