Cultura e Entretenimento

Elisa Lucinda, poeta e atriz, na Mostra de Artes Cênicas

mostra cenica tiradentes
Divulgação. 

Com o tema Afeto e homenageando a poeta, atriz e cantora Elisa Lucinda, a 9ª edição da Mostra de Artes Cênicas do Tiradentes em Cena terá abertura nesta quarta-feira, dia 19/5, repleta de diversas modalidades culturais na programação, em quatro dias. Agora, diferentemente do que tínhamos como normal, desta vez o festival será totalmente virtual. E, gratuitamente, o público em casa poderá assistir aos espetáculos na acomodação que lhe convier, experimentando uma nova sensação à distância dos artistas. Mas, porém, emocionando-se com a magia da presença deles ao vivo na tela da TV ou do monitor do computador.

Aline Garcia, idealizadora diretora do Tiradentes em Cena, afirma que “estamos, de certa forma, rompendo com a tradição teatral, e ainda aprendendo com a nova linguagem. Muita gente pensa no que se perde com isso, mas, acredito também num ganho muito grande, pois se trata de formas inovadoras de fazer e de atingir novos públicos, além de facilitar a produção. Com isso conseguimos incluir grupos de lugares mais distantes e que, presencialmente, ficaria mais difícil viabilizar devido ao alto custo da logística. O ambiente virtual amplia o acesso e a abrangência da mostra”.

A mostra tem na programação mais de duas dezenas de espetáculos de diversos gêneros, ao vivo e gravado, como oficinas, cenas curtas, bate-papos e seminário, além das pré-estreias de “Listas, números, assuntos inacabados” e “Fragmentos possíveis”. As atrizes Carolinie Figueiredo e Samara Filippo atuam em “Mulheres que nascem com os filhos”, com direção de Rita Elmôr.

Capixaba de Cariacica, no Espírito Santo, a poeta, atriz, escritora e jornalista Elisa Lucinda, além da satisfação de ser celebrada pelo evento, dará as boas-vindas ao público na abertura com apresentação ao vivo pelo Instagram. Diz que “em tempos de pandemia, ser homenageada neste festival é um luxo. Depois que eu virei uma artista mais conhecida e com vários livros publicados, me sinto levada a essa volta da roda da fortuna, esse passar de maneira tão bonita, sendo homenageada nesta cidade (Tiradentes) que foi o começo da minha carreira”.

Elisa Lucinda, poeta, jornalista, escritora, atriz e cantora é a homenageada do Tiradentes em Cena. Divulgação. 

Elisa foi premiada com o troféu Raça Negra, como melhor atriz de teatro pela atuação em “Parem de falar mal da rotina”, em 2010, a peça que comemora 19 anos de sucesso neste ano de 2021. Ela também recebeu premiação no cinema pelo filme A última estação, de Márcio Curi, no qual protagoniza a personagem Cissa. Entre os livros de sua autoria estão “A lua que menstrua”, “O semelhante”, “Sócia dos sonhos”, “A menina transparente”, “A fúria da beleza”, “Parem de falar mal da rotina”, “Vozes guardadas” e o romance “Fernando Pessoa, o cavaleiro do nada”, finalista no Prêmio São Paulo de Literatura, em 2015. A mais recente publicação é “Livro do avesso, o pensamento de Edite”.

Para acessar a programação geral da mostra acesse o site www.tiradentesemcena.com.br

Instagram: @tiradentesemcena

Youtube: youtube.com/tiradentesemcena

Twitter: @Tiradentes_Cena

Facebook: tiradentesemcena

Comentários