Cultura e Entretenimento

Maíra Baldaia: jóia da MPB

MAÍRA BALDAIA
Maíra Baldaia é uma jóia da MPB que ainda vai brilhar em todo o universo musical da pátria amada. (Foto: Lu Diniz). 

A aparição de Maíra Baldaia no cenário artístico nacional me reportou ao surgimento de Ana Carolina e de Marisa Monte, sem estabelecer qualquer comparação entre elas. Ana e Marisa logo de cara tiveram o talento conquistado pelo público e o reconhecimento da crítica. É verdade que o caminho das duas se assentou no aspecto mais popular do gênero da MPB. Marisa teve o sucesso de “Bem que se quis”, versão de “E po’ che fa”, do compositor italiano Pino Daniele. Ana, por sua vez, destacou-se com “Garganta”, do compositor gaúcho Antonio Villeroy. A música, diz o autor, foi inspirada na própria cantora.

Já Maíra Baldaia, jóia da MPB que vem se lapidando em qualidade artística, como autora e intérprete, entrou em cena de forma autoral, com a música “Insubmissa”. Basta conferir através do link https://www.youtube.com/watch?v=vfLtss9YPyE. Ou no conjunto das canções reunidas no CD de estréia Poente e outras paisagens. Ela, sem dúvida, conscientemente, instalou a base de sua pirâmide no solo fértil das admiráveis artistas. Isso em meio ao caldo cultural de exemplares modelos de músicas que, após a saturação dos ouvidos correm vertiginosamente para o ralo do lixo. Ana Carolina e Marisa Monte, felizmente, não encararam tais condições no início da carreira, mas, têm suas carreiras vitoriosas afetadas pelo lixo musical que predomina no país.

No domingo, véspera do Dia Internacional da Mulher, no cumprimento do isolamento social da pandemia do COVID-19, acionei o link https://www.youtube.com/watch?v=iyiRyjkpqzc para ver o espetacular show de Maíra Baldaia, gravado em DVD, em 2018. No final, imerso entre algumas considerações, desejei que ela pudesse ampliar de maneira meteórica sua projeção no colossal universo do país. Tenho certeza que aumentará a legião de admiradores, além do limite de Minas de Gerais, precisamente de Itabira do Mato Dentro, seu berço, como, também, do saudoso poeta e jornalista Carlos Drummond de Andrade.

Maíra Baldaia está centrada na elaboração do novo CD, intitulado de “Obí”, que significa mulher e/ou fêmea em Yourubá. Anuncia que “o álbum apresentará um recorte acerca da mulher contemporânea que carrega ancestralidade em sua essência, unindo referências dos ritmos afro mineiros, da MPB e do POP, desaguando no afro pop mineiro”. Dez das 14 músicas previstas no repertório serão de autoria da cantora, sendo as demais releituras. O CD terá dois eixos: o lado A reservado ao “Amor e Pele”, enquanto o lado B dedicará à “Revolução e Destino”.

“Obí” poderá cruzar o arco-íris e atravessar os horizontes da pátria amada para atingir todo o universo do planeta.

Comentários