Coluna

ZODÍACO

Rio - Sou um cartunista viciado em filmes.

Vejo tudo. Filmes, desenhos, séries, documentários... tudo. Especialmente, filmes sobre cartunistas.

Ultimamente, descobri dois bons filmes sobre o tema, ambos baseados em fatos reais: “Zodíaco” ( "Zodiac" (2007), filme baseado numa investigação sobre um serial killer que agiu em São Francisco (EUA) durante o final da década de 1960, deixando mensagens enigmáticas para os jornais que investigam sua identidade obsessivamente) e “Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot” (algo como “Não se preocupe, ele não vai longe a pé”, extraído de um dos quadrinhos do cartunista John Callahan.

Hoje vou falar sobre “Zodíaco”.

cartaz zodiaco
Divulgação

Neste filme, três cartas diferentes chegam aos jornais “San Francisco Chronicle'', “San Francisco Examiner” e “Vallejo Times-Herald”, enviadas pelo mesmo remetente.

A carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassino e as três juntas formavam um código que supostamente revelaria a identidade do criminoso.

O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas morreriam.

Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um tímido cartunista, quem descobre sua intenção oculta.

Quando todos desistem de caçar o assassino, o jovem cartunista do “San Francisco Chronicle'' vai até o fim.

Graysmith ficou fascinado pela névoa misteriosa que envolvia o criminoso, passando a fazer uma investigação particular para tentar descobrir a identidade do famigerado assassino.

Os assassinatos e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de San Francisco.

Um caso tão importante da década de 60 que virou livro que serviu como base para este thriller policial de alta qualidade, David Fincher dirige o filme.

O elenco deste filme é incrível. Jake Gyllenhaal é o cartunista fascinado por criptografias e tenta ajudar no caso, Mark Ruffalo é outro que tem boa atuação, assim como Robert Downey Jr.

A cinematografia é outro ponto interessante ao filme que tem ótimos enquadramentos de câmera e uma fotografia lindíssima, e ainda temos momentos tensos, cenas onde o David Fincher mostra seu talento mais uma vez.

Robert Graysmith nasceu em Pensacola, Flórida, em 17 de setembro de 1942, iniciou sua carreira jornalística no jornal San Francisco Chronicle, exercendo a função de cartunista político.

Suas investigações culminaram na autoria de seu primeiro e mais famoso livro chamado Zodíaco, lançado em 1986. Seu livro se tornou um best-seller internacional.

Ediel Ribeiro (RJ)

652 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários