Coluna

RJ: 2020 no retrovisor

- Marineth, o olhar sobre o Rio de Janeiro em 2020, no retrovisor, revela o quanto o carioca foi ultrajado em consequência da picaretagem política desse sistema nefasto, sinistro, trágico. Do início ao fim do ano a corrupção correu solta nos corredores e gabinetes do Palácio Guanabara, sede do governo estadual, e no Palácio da Cidade, sede da administração municipal. E por isso, sem surpresa alguma, temos o governador afastado do cargo, à beira da finalização do processo de impeachment; como também o prefeito afastado do cargo, após passar uma noite no xadrez, cumpre prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica na perna direita.

Marcelo Crivella
Crivella fichado na polícia. em 1990. Reportagem da Revista Veja: https://veja.abril.com.br/brasil/a-foto-que-crivella-esconde-ha-26-anos/

- É Athaliba, o trem é doido. Estamos a poucos dias de 2021, e, na percepção astrológica, saindo da era de Peixes para entrar na era de Aquarius que, acredita-se, já teria começado no dia 21/12. A transição entre uma e outra é marcada pela pandemia do COVID-19 que já matou 1.743.760 pessoas no mundo, das quais 189.982 no Brasil. O Rio de Janeiro está próximo de 25.000 óbitos, somando mais de 400.000 casos.

- Marineth, diz-se que a nova era de Aquarius coincidiu com o início do verão. Será? É propício esse prenúncio aquariano com distinções de igualdade, solidariedade e fraternidade para reequilibrar a vida no mundo. Portanto, bem-vinda no ritmo da “Internacional socialista”, como é interpretada por Jorge Mautner em https://www.youtube.com/watch?v=DOk_zwqEQAI, diferente da “Age of Aquarius”, do The Mamas and The Papas, dos anos 1970, que embalou os hippies.

- Athaliba, a luta contra desigualdades, injustiças, não é utopia. É real. Mas, retomando o RJ no retrovisor, como ocê vislumbra o fim dessa trajetória de destruição do estado que abriga no ventre a Cidade Maravilhosa?

- Marineth, a luz no fim do túnel ainda não é perceptível. O ex-juiz federal Wilson Witzel tá à espera da sentença do processo de impeachment do governo estadual, acusado de comandar gang de corrupção na área da saúde. Por sua vez, o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus - IURD -, Marcelo Crivella, também é acusado de chefiar organização criminosa em corrupção. Ele poderá voltar à cadeia de Benfica, afastado do cargo de prefeito antes do fim do mandato..

- Athaliba, a designação do local da cadeia (Benfica) é uma perfeita ironia, né? A Clotilde, ao saber da prisão do Crivella, me telefonou esbaforida, no alvor da manhãzinha que antecedeu o Natal. Disse-lhe que o fato não se constituía em surpresa e lembrei-a da crônica “Impeachment ou prisão do bispo?” que ocê postou recentemente n’O Folha de Minas. Ela, evangélica fervorosa, disse que não mais pagará dízimo de 10% do salário à IURD e que praticará a sua fé de forma íntima, como Gilberto Gil em https://www.youtube.com/watch?v=4QfCtYytpeY “Se eu quiser falar com Deus”.

- Marineth, a desilusão da Clotilde com o bispo Crivella é o sentimento reinante no universo de evangélicos da IURD, que expande seus tentáculos religiosos explorando o dízimo dos fiéis. Mas, antes da COVID-19 eclodir no país e pegar em cheio o RJ, toda a população carioca sofreu com o consumo da água contaminada pela geosmina, substância produzida por algas. Ficou à mostra a farta poluição gerada pelo setor industrial e a falta quase que total de saneamento básico na Região Metropolitana. Como observa um professor da UFRJ, “os rios poluídos de fezes e urina transformam, em grande fossa, a Baia de Guanabara”.

- Athaliba, além da acentuada e permanente crise política, o RJ também ganhou holofotes da imprensa internacional, devido ao aumento da violência enraizada no território fluminense.

- Sem dúvida, Marineth. O ano de 2020 é marcado por casos de extrema violência, como o do estudante João Pedro Mattos Pinto, 14 anos. O rapaz foi morto a tiros numa ação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Civil, no Complexo do Salgueiro, no Município de São Gonçalo. É de lá e da Baixada Fluminense os maiores registros de ocorrências de mortes. No campus do Centro Universitário de Valença, o cabo PM Janitom Celso Rosa assassinou a namorada Mayara Pereira de Oliveira Fernandes com tiro na boca.

- Athaliba, na estatística deve constar o assassinato a facadas do cineasta Carlos Eduardo Barcellos Sabino, co-diretor do filme “Cinco vezes favela - agora por nós mesmos”. E das primas Emilly Victória e Rebeca Beatriz, de 4 e 7 anos, assassinadas a tiros de fuzil quando brincavam na porta de casa em Duque de Caxias. Da juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, etc. e tal.

- Marineth, que venha 2021 o quanto antes do RJ sucumbir nesse final de 2020. Oxalá!!!

Lenin Novaes

202 Posts

Crônicas do Athaliba

LENIN NOVAES jornalista e produtor cultural. É co-autor do livro Cantando para não enlouquecer, biografia da cantora Elza Soares, com José Louzeiro. Criou e promoveu o Concurso Nacional de Poesia para jornalistas, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. É um dos coordenadores do Festival de Choro do Rio, realizado pelo Museu da Imagem e do Som - MIS

Comentários