Coluna

O Sonhador

Certa vez um homem chamado Dionísio, simples, muito simples, sonhou e acordou pela manhã preocupado com o que havia sonhado. Inquieto e sem querer contar para ninguém ele caminhava de um lado para o outro, coçava a cabeça, e não conseguia trabalhar. Já no cair da tarde, seguro de que se não se aconselhasse com alguém não conseguiria adormecer, chamou o velho sábio, e disse para ele o que estava acontecendo, e o velho quis saber tudo sobre o seu sonho.

“Sonhei que estava no palácio, e que ali gozava de toda a mordomia, era servido pelos mordomos que só servem o rei. Envaidecido entrei e tomei o acento do rei, quando uma linda mulher de corpo esbelto, curvas desenhadas, cabelos sedosos, e um lindo par de olhos que brilhavam como luz, caminhou em minha direção, e me beijando disse-me docilmente: Meu rei, nunca o vi tão lindo como hoje. Me abraçou e disse que nunca mais iria se afastar de mim. Então, acordei e aquelas palavras tão doces e reais não saíram de minha mente. Era uma mulher tão linda como nunca vi antes, até o cheiro de seu perfume parecia estar colado em meu corpo, e me acompanhava por todos os lados. Sem entender o sonho fui buscar explicação nos livros, e foliando livros e revistas em busca de alguma coisa que pudesse me aliviar, vi apenas em uma página de uma revista fotos de uma mulher que não era outra, tinha certeza, era exatamente aquela que me abraçou quando tomei o acento do rei”.

O sábio velho calmo e olhando fixamente em seus olhos perguntou: “pode me trazer a revista que diz ter fotos da mulher que te abraçou?”. Abrindo a gaveta, Dionísio tomou a revista em suas mãos e sem abrir entregou para o sábio velho que lentamente foliava as páginas.

Não demorou para devolver a revista dizendo: “Se tomou o assento do rei e foi acariciado por uma mulher bela como diz, é esta a mulher”, apontando a foto. Quando o sonhador olhou para a foto ficou ainda mais intrigado e perguntou ao velho como ele sabia que era aquela, na foto, a mulher de seu sonho, ao que o sábio velho respondeu:

“Eu a conheço. É de fato a mulher do rei”. Ainda mais confuso Dionísio parecia não acreditar naquilo que acontecia. “Mas como pode, foi tudo um sonho!”.

O velho sábio voltou-se para ele e disse: “Sim, é um sonho para quem mesmo de pé continua adormecido. Basta alguns passos em direção ao palácio para ver que esta mulher, passeia todas as manhãs pelos jardins. O homem quando conhece seu interior é capaz de buscar aquilo que às vezes, sem conhecer, deseja o seu coração”.

Geraldo Ribeiro (MG)

25 Posts

Causos e Crônicas

Comentários