Estudantes da rede pública terão pré-inscrição automática no Enem 2025
Exame volta a permitir certificação do ensino médio para maiores de 18 anos

Brasília - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 trará mudanças importantes para os estudantes da rede pública. Uma delas é a pré-inscrição automática dos alunos do 3º ano do ensino médio matriculados em escolas públicas. A medida foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (22).
Segundo o ministro, a iniciativa visa facilitar o processo de inscrição e incentivar a participação dos concluintes do ensino médio no exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no país.
"Precisa entrar no endereço da página, confirmar sua inscrição e fazer a opção pela prova de línguas que você vai querer fazer: prova de inglês ou a prova de espanhol", explicou o ministro Camilo.
Além da pré-inscrição, os alunos do 3º ano da rede pública continuam a ter isenção automática da taxa de inscrição, como já ocorre em edições anteriores.
Certificação do ensino médio está de volta
Outra novidade é o retorno da certificação do ensino médio pelo Enem para pessoas com 18 anos ou mais que não concluíram os estudos na idade adequada. O ministro confirmou que o exame voltará a ter essa função a partir da edição de 2025.
"Participantes do Enem que com mais de 18 anos ainda não concluíram a educação básica voltarão a obter a certificação no ensino médio."
Até 2016, o Enem também servia como forma de certificação da educação básica, mas essa possibilidade foi suspensa em 2017, quando o governo federal passou a adotar exclusivamente o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para essa finalidade. Com o retorno da certificação via Enem, os participantes deverão atingir pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e nota acima de 500 na redação — os mesmos critérios adotados anteriormente.
Edital será publicado em edição extra do Diário Oficial
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o edital completo do Enem 2025 será publicado ainda na noite desta sexta-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União. O documento trará todos os detalhes sobre o exame, incluindo o valor da taxa de inscrição e formas de pagamento.
As inscrições para o Enem 2025 terão início na próxima segunda-feira, dia 26 de maio, e seguirão até o dia 6 de junho. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Página do Participante, no site oficial do Inep.
O Enem é utilizado por instituições públicas e privadas de ensino superior como critério de acesso via Sisu, Prouni e Fies, além de ser aceito em universidades estrangeiras.
Comentários