Prazo para pagamento da Taxa de Licenciamento de Veículos termina na segunda-feira (31)
Proprietários podem quitar o tributo via Pix ou Guia de Arrecadação Estadual

Belo Horizonte - Os motoristas de Minas Gerais têm até a próxima segunda-feira (31) para pagar a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV). O tributo, fixado em R$ 35,18 para este ano, é obrigatório para a regularização do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
A taxa pode ser quitada de duas formas:
-
• Pix – É fundamental conferir se o beneficiário do pagamento é Estado de Minas Gerais e se o banco emissor é o Itaú ou Santander.
-
• Guia de Arrecadação Estadual (DAE) – O boleto deve ser gerado exclusivamente no site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) (www.fazenda.mg.gov.br).
Além disso, o pagamento pode ser feito presencialmente nos bancos autorizados, como Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa, Casas Lotéricas, Banco do Brasil, Mais BB, Itaú e Santander, mediante apresentação do número do Renavam do veículo.
Consequências do Atraso
Caso o pagamento não seja realizado até o prazo final, haverá cobrança de juros e encargos, sendo:
-
• 0,15% ao dia até 30 dias de atraso;
-
• 9% entre o 31º e o 60º dia;
-
• 12% a partir do 61º dia.
Além dos encargos, a inadimplência impede a emissão do CRLV, documento obrigatório para circulação do veículo.
Cuidados para evitar golpes
A Secretaria de Fazenda alerta os contribuintes para fraudes na emissão do boleto e no pagamento via Pix. O secretário Luiz Claudio Gomes orienta que o site da Fazenda seja acessado diretamente pelo navegador, sem o uso de buscadores, para evitar sites falsos.
Comentários