OAB-MG alerta população para golpe do "falso advogado"
Presidente da 52ª Subseção, Patrícia de Freitas, chamou a atenção para criminosos que estão se passando por advogados
Itabira (MG) - A presidente da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), em Itabira-MG, Patrícia de Freitas, alertou sobre a atuação do "golpe do falso advogado", prática criminosa em que estelionatários se passam por advogados, utilizando dados públicos, como nomes, fotos e informações processuais, para aplicar golpes financeiros em clientes.
Diante da crescente preocupação, a OAB orienta que, sempre que houver necessidade de transações financeiras, a pessoa busque o advogado pessoalmente em seu escritório para confirmar a veracidade da situação antes de realizar qualquer operação bancária.
Em resposta aos inúmeros casos registrados, a OAB/MG, em parceria com o Ministério Público e a Polícia Civil, iniciou investigações para identificar e punir os responsáveis. A Ordem criou um grupo de trabalho dedicado a combater esses golpes, que prejudicam tanto a classe advocatícia quanto a sociedade em geral.
Patrícia de Freitas enfatizou a importância do esforço conjunto para garantir a punição dos criminosos e reforçou o compromisso da OAB em proteger a advocacia e a população. "É importante que a população tenha ciência desses golpes para se proteger", destacou.
Caso alguém seja vítima do "golpe do falso advogado", a OAB recomenda que um Boletim de Ocorrência seja registrado junto à polícia. O documento, acompanhado de provas como prints de conversas e comprovantes de transações bancárias, pode ser enviado para o e-mail ouvidoria@oabmg.org.br, auxiliando nas investigações.
Comentários