Coluna

OS PLANOS DO TITE

Rio de Janeiro - Calma, gente! Tite tem um plano.

Tem. O plano do Tite é, acreditem, acabar com o futebol. Acabou com o futebol da Seleção Brasileira e agora quer acabar com o futebol do  Flamengo.

Na Seleção, com seu esquema de jogo covarde, ele conseguiu ser eliminado em duas Copas do Mundo (2018 e 2022) por Bélgica e Croácia, seleções da segunda prateleira do futebol mundial. 

No Flamengo, depois de oito meses de trabalho, até agora, nada. Tite ainda não tem um time nem um esquema. Quem diz quem vai jogar é o médico e o preparador físico. A última palavra é sempre do departamento de fisiologia. 

Então, pra que pagar um salário milionário ao seu Adenor?

Ontem, contra o ‘poderoso’ Bolívar - que foi eliminado no ‘fortíssimo’ campeonato boliviano pelo Bulo Bulo (sim, é um time, não é uma dança típica da Bolívia) - a carruagem do Tite, definitivamente virou abóbora.

O poderoso Flamengo de Tite, do Campeonato Carioca, invicto há 22 jogos e sem tomar gols, não resistiu a três rodadas do Brasileirão e o início da Libertadores. O ataque escalado por Tite, ontem, em La Paz, foi mais inútil que papel na testa pra curar soluço. O esquema de jogo ‘bumba meu boi’ do seu Adenor, idem.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Com sete jogadores poupados, Tite escalou o Flamengo com uma escalação mais precavida que puta transando com camisinha. Incluindo uma linha de três zagueiros, que se mostrou mais inútil que feriado no domingo. Ainda assim, o time não conseguiu se defender contra o ‘veloz e arrasador’ ataque do Bolivar. O time tomou dois gols de cabeça. 

No total, foram 28 cruzamentos do time boliviano e nove escanteios, contra nenhum do Flamengo. Para se ter uma idéia, com apenas 37% de posse de bola, o rubro-negro, que foi a campo com 7 reservas, pouco atacou o adversário. Bruno Henrique de centroavante acertou mais a trave que a bola. Léo Ortiz, escalado de volante, estava mais perdido que surdo no bingo. Gerson, escalado no lugar do Arrascaeta, estava mais perdido que filho de puta em festa de dia dos pais.

Nada funcionava.

Tite já foi um técnico em evolução, hoje, é um técnico em ‘devolução’. Já deveria ter sido devolvido ao Corinthians. A era Tite, no Corinthians - a fase mais vitoriosa na carreira do treinador -, 63 vitórias foram por 1 a 0. Os empates eram constantes, e as vitórias eram arrancadas a fórceps..

A fase ficou conhecida como "EmpaTite".

Eu já vi este filme, em 2023. O Flamengo é tipo um Tinder dos técnicos: eles vão lá, fazem uma sacanagem e depois vão embora. Foi assim com Abel Braga, Doménech Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Vítor Pereira e Jorge Sampaoli. 

O esquema inicial do Tite, ontem, na altitude de La Paz, não funcionou. O jogo foi praticamente um ataque (dos bolivianos) contra defesa (dos brasileiros). Acabou 2 a 1 para o time da casa. Poderia ter sido mais.

Sabe qual a diferença do Jorge Jesus para o Tite? Jesus gostava do jogo, Tite gosta do resultado. 

Ediel Ribeiro (RJ)

709 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários