Coluna

Voltei ao ‘Real Chopp’

Rio de Janeiro - Voltei ao ‘Real Chopp’.

Na última vez que estive lá, os proprietários do boteco, os portugueses Hermínio e José Afonso, ainda brigavam pelo nome, com o vizinho. Parece que ganharam a briga.

Na época, rolava, na porta do boteco, um protesto contra o vizinho Jorge, dono do ‘Galeto Viva Flor’, que queria impedir os portugueses de usarem a marca ‘Real Chopp’.

Na manhã daquela terça-feira, Jaguar chegou ao protesto com um crachá em que se autodenominava um “black chopp”, em referência aos “black blocs”. 

Estavam lá, além do Jaguar - que desenhou os cartazes exibidos no protesto do Real Chopp - eu,  o  ator Otávio Augusto, o cartunista Chico Caruso, e uma galera, assídua do bar. 

Foto: Luiz Roberto Lima / Extra - 

O sucesso do ‘Real’ começou em 2006. Naquele ano, o bar foi incluído no ‘Guia Quatro Rodas’, como um legítimo representante da cultura carioca, uma casa de sucos que virou botequim – dos melhores, por sinal.

O ‘Real Chopp’, considerado um clássico da Zona Sul, recebeu o título de patrimônio cultural carioca da Prefeitura do Rio. Com a entrega da placa, o botequim passou a integrar o Circuito dos Botequins, que identifica os locais característicos e tradicionais da boemia, ressaltando o significado deles para a cultura carioca. 

O ‘Real’ passou a figurar em uma relação, que conta com bares como Belmonte do Flamengo, Amarelinho da Cinelândia, Bar do Momo, Bracarense, Bar da Portuguesa, Adega Pérola e Casa Paladino, entre outros.

Conhecido por ter o melhor chope do bairro e o bolinho de carne mais famoso de Copacabana, o bar tem ainda pastéis feitos na hora, com diversas opções de recheios.

O polvo à vinagrete é o carro chefe da casa. Outras boas opções são as ovas de peixe cozidas, servidas ao molho vinagrete; e o bacalhau com cebola, salsinha e muito azeite português. Uma opção de prato principal é a picanha na pedra com fritas, arroz, farofa e molho à campanha. 

Antes, era ‘Real Sucos’. Eis que, em 2008, quando o Rio recebeu a primeira edição do ‘Comida di Boteco’, a casa foi convidada a participar da contenda. 

Jaguar - que aparecia por lá, quase que diariamente para uma rodadas de chope com Steinhäger -   foi quem sugeriu a mudança do nome da casa de ‘Real Sucos’ para ‘Real Chopp’: “Vocês vão participar de um concurso de boteco com o nome de ‘Real Sucos’? Bota ‘Real Chopp’. Botaram. E ficou.  

Apesar de ter mudado o nome fantasia, os empresários nunca se preocuparam em registrá-lo. Em 2012, quando foi fazer a troca, Hermínio percebeu que o vizinho Jorge, dono do ‘Galeto Viva Flor’, já havia registrado a marca.

No início de 2014, os proprietários receberam uma intimação que lhes obrigavam a retirar a marca do letreiro e de tudo mais que contivesse a expressão "Real Chopp". Desde então, as marcas foram cobertas com adesivos e a casa só estampa o nome "Real". A briga foi parar na Justiça. 

Antes de usar a marca ‘Real Chopp’ no botequim, que fica na esquina das ruas Barata Ribeiro e Paula Freitas, em Copacabana, o bar dos portugueses se chamava ‘Real Sucos’.  

Mas não vendia suco, vendia chopp.

Uma vez, o cartunista Otelo Caçador me disse: “o Leblon é engraçado. Tem a Luvaria Gomes, que não vende luvas, vende pratos. Tem o Café e Bar Bilhares, que nunca teve bilhar. Tem o Bar Raquete, um pé-sujo. Nunca entrou um tenista.  E tem o Bar Memória que ninguém se lembra dele”. 

Em Copacabana também é assim. No Real até tinha suco, mas o forte da casa era o chopp.

O boteco também já foi conhecido como "Bar dos Anões". O epíteto dado pelo cartunista Jaguar, tinha uma explicação: antes da última reforma, o piso do lado interno do balcão era mais baixo que o do lado de fora, e fazia os portugueses Afonso e Hermínio, donos do bar, parecerem ainda mais baixinhos do que eram.

‘Real Chopp’, tá escrito no letreiro. É, o ‘Real’ venceu. 

Ediel Ribeiro (RJ)

664 Posts

Coluna do Ediel

Ediel Ribeiro é carioca. Jornalista, cartunista e escritor. Co-autor (junto com Sheila Ferreira) do romance "Sonhos são Azuis". É colunista dos jornais O Dia (RJ) e O Folha de Minas (MG). Autor da tira de humor ácido "Patty & Fatty" publicadas nos jornais "Expresso" (RJ) e "O Municipal" (RJ) e Editor dos jornais de humor "Cartoon" e "Hic!". O autor mora atualmente no Rio de Janeiro, entre um bar e outro.

Comentários