Política

Bernardo Mucida não se reelege e João Izael é o candidato mais votado em Itabira

O ex-vereador Bernardo Mucida (PSB), que assumiu em 2021 uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), não conseguiu se reeleger depois de quase 2 anos ocupando a cadeira deixada por Marília Campos (PT) que foi eleita Prefeita de Contagem no pleito passado. O deputado não conseguiu agregar o apoio necessário em Itabira, cidade onde precisava alcançar, no mínimo, 61.032 votos. Ao invés disso, terminou a votação atrás do ex-prefeito João Izael (PMN).

JOAO IZAEL
Divulgação - 

Após 10 anos fora da disputa, João Izael reaparece na política com toda força. João é até hoje o único que conseguiu se reeleger a prefeito em Itabira, desde que o instituto da reeleição foi implantado em 1998.

Embora Bernardo Mucida tenha trabalhado muito como deputado fora de Itabira, e conseguido nesses municípios uma boa votação, não foi o suficiente para garantir sua reeleição. O seu partido, o PSB, exigia dos candidatos uma votação muito alta. Para ser eleito, Mucida precisava ter dobrado sua votação. Faltaram a ele 44.550 votos.

Itabira tem potencial para eleger dois deputados estaduais e dois federais. O que acontece no município já há anos é que os votos dados para candidatos de fora são mais do que os que são dados para os candidatos de Itabira. Nesse ano, para deputado federal, 640 candidatos de fora da cidade foram votados em Itabira, somando 36.847 votos, e para estadual 584 candidatos foram votados somando 21.304 votos. As próprias lideranças políticas não se unem com o objetivo de apontar um nome de consenso para apresentar ao itabirano. São várias lideranças trabalhando para candidatos de fora, especialmente os evangélicos que comprovadamente não votam em candidatos de Itabira. Os pastores sempre indicam candidatos de fora, com os quais fazem acordos, e os membros seguem o chamado trazendo para esses candidatos expressivas votações. Exemplo disso ocorreu esse ano em Itabira com os já conhecidos Portelas e o novato Nikolas Ferreira que teve em Itabira quase 8 mil votos.

O resultado disso é que mais uma vez Itabira fica sem um representante na assembleia mineira e câmara dos deputados. A última vez que Itabira elegeu um deputado federal e um estadual foi em 1998. Na ocasião, foram eleitos os ex-prefeitos Olímpio Pires Guerra “Li” (PDT), a deputado federal e Luiz Menezes (PPS) a deputado estadual.

Comentários