Política

Candidato a reeleição, Marco Antônio Lage promete a construção de aeroporto em Itabira

Itabira (MG) - O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), candidato a reeleição, tem sofrido várias críticas por ter prometido na eleição passada a construção de um metrô em Itabira. Embora o metrô que Marco Antônio garantiu ser “fácil fazer” não tenha saído do papel, desta vez Marco Antônio promete no seu plano de governo a construção de um aeroporto regional na cidade, caso seja reeleito.

Para registrar a candidatura, a legislação eleitoral exige que o candidato apresente uma síntese do plano de governo. E é nesta síntese composta por 20 tópicos que o prefeito Marco Antônio promete, no décimo item da lista, a instalação de um aeroporto regional em Itabira. Embora seja uma exigência o registro desse plano de governo junto a Justiça Eleitoral, a execução das promessas não é obrigatória e por isso, na maioria das vezes, essas promessas apresentadas nos planos de governo dos candidatos tem como principal objetivo a conversão em votos sem se preocupar com a viabilidade de serem executadas. Exemplo disso é a promessa de implantação de um aeroporto regional feita pelo candidato Marco Antônio Lage, que embora esteja registrada na Justiça Eleitoral, é praticamente inviável para Itabira. Vale destacar que ele não é o primeiro candidato a fazer essa promessa. 

Caso seja reeleito e decida levar adiante essa ideia, antes Marco Antônio terá que apresentar um projeto minucioso que atenda as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), dentre elas, a localização que ofereça segurança para os pousos e decolagens, preferencialmente, longe da área urbana da cidade. Essas exigências constam no Manual de Projetos Aeroportuários de quase 400 páginas. 

Além disso, a viabilidade da instalação de um aeroporto em Itabira deve levar em conta outros fatores. Imaginando uma viagem partindo de Itabira para Belo Horizonte, por exemplo, é preciso considerar que as aeronaves teriam que pousar no aeroporto de Confins, que está localizado a cerca de 40km de Belo Horizonte. Considerando os gastos com o deslocamento do centro da cidade de Itabira para esse possível aeroporto fora da área urbana, mais o valor para deslocamento do aeroporto de Confins para o centro da capital, somados ao preço da passagem aérea, certamente chegaria a valores que tornariam a experiência bem mais cara para o bolso dos passageiros quando comparado a outros meios de transporte. Deixando de lado a questão financeira, se for considerar o tempo gasto nessa viagem, já que as empresas aéreas orientam que o passageiro se apresente para o check-in com no mínimo uma hora de antecedência ao horário do vôo, é possível concluir que uma viagem de avião de Itabira para Belo Horizonte levaria bem mais tempo do que se o passageiro optasse por ir de automóvel. 

Reprodução / Facebook - 

Plano Genérico
A leitura dos demais tópicos apresentados no plano de governo de Marco Antônio nos leva a propostas meramente genéricas, tais como “Estabelecer rotina de calendário para zeladoria de ruas e praças”, “Democratizar o calendário de festas e promoções, transformando o Festival de Inverno num evento nacional” e “Implantar em definitivo a Agenda Soberana criada em Itabira que garante a diversificação econômica”. 

Quando o assunto é “água”, o plano de governo de Marco Antônio promete a transposição do Rio Tanque como solução, porém, transfere para a Vale a responsabilidade de execução da obra. Aliás, a resolução do problema da água já havia sido uma de suas promessas nas eleições de 2020. Naquele ano Marco Antônio criticou duramente a qualidade da água que, nas palavras do agora prefeito, não servia nem para lavar pátio.

“Primeiro tem que resolver o problema da água, esse é sério, essa água escura, barrenta que o itabirano tá consumindo aí, empresa não quer nem pra lavar carro, nem pra lavar frota, nem pra lavar pátio, nem pra lavar equipamento, essa água que o itabirano tá obrigado a consumir aí há muitos anos e a solução não chega. É uma água desrespeitosa, é uma água que é uma afronta, é chamar o itabirano de otário quem faz isso durante tantos anos.” 

Marco Antônio conclui sua fala criticando também o valor que é cobrado pela água em Itabira. “Eu moro na fazenda, bebo água limpa, felizmente tenho lá minhas nascentes d'água todas preservadas, mas é um absurdo o que acontece com Itabira, com essa água e com um custo absurdo que essa água tá.”

Marco Antônio está a frente da prefeitura há 3 anos e 8 meses e nesse tempo é o prefeito que teve a sua disposição o maior orçamento já registrado em Itabira, de aproximadamente R$ 4 bilhões. Embora tenha sido um crítico ferrenho da qualidade da água em Itabira, Marco Antônio não conseguiu colocar em prática projetos capazes de solucionar o problema. São constantes as reclamações de moradores sobre a falta de água que tem deixado bairros por quase uma semana sem o fornecimento. A água suja que chega nas torneiras é outro problema enfrentado pelos itabiranos.

Em uma de suas lives, transmitida no dia 3 de novembro de 2020, Marco Antônio Lage fez duras críticas a Ronaldo Magalhães que tentava a reeleição, segundo ele, sem ter cumprido as promessas de campanha.

“Tem que entregar o que promete, a gente pega o plano de governo aquilo que foi prometido por esse atual prefeito [Ronaldo Magalhães] há quatro anos atrás e olha o quê que ele fez, é um absurdo, parece que o povo é otário! O povo não é otário, o itabirano não é otário senhor prefeito, o itabirano não vai mais aceitar esse tipo de coisa, de achar que simplesmente coloca no papel, passaram quatro anos, passaram três, aí no último ano joga um asfalto aqui e acolá, dá uma maquiada na cidade pra ganhar voto e achar que vai ser eleito fácil, fácil, fácil. O itabirano não é otário, essa gente é orgulhosa, é de ferro”, concluiu Marco Antônio.

Hoje, também candidato à reeleição, as promessas que Marco Antônio fez em seu plano de governo nas eleições passada ficaram esquecidas ao longo do seu mandato. Assim como o prometido metrô, a conclusão do projeto Unifei, a criação do Parque Científico e do terceiro Distrito Industrial, dentre várias outras, nunca saíram do papel. Aliás, o compromisso de concluir o projeto Unifei foi fundamental para que Marco Antônio recebesse o apoio de figuras importantes naquela disputa que consolidou sua vitória nas eleições. 

A síntese do Plano de Governo de Marco Lage para a disputa desse ano podem ser conferidas clicando aqui.

Comentários