Política

Prefeito que prometeu metrô ao estilo europeu para Itabira, fracassa na entrega de serviços básicos

Apostando em novas promessas, Marco Lage tenta agora a reeleição

Itabira (MG) - Durante a campanha eleitoral de 2020 o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) prometeu, dentre outras coisas, a construção de um metrô em Itabira. Segundo ele, o metrô era fácil de ser implantado porque poderia usar a malha ferroviária da Vale que já circula toda a cidade, construindo de seis a oito estações semelhante as que existem na Europa.

Em uma live transmitida em sua página oficial na semana que antecedeu as eleições, Marco Lage descreveu com detalhes o projeto de implantação do metrô em Itabira.

"A gente tem um projeto de fazer um metrô em Itabira, é verdade, e é fácil fazer. Nós temos toda a linha férrea da Vale que circula a cidade e tem uma ideia aí maluca de fazer mais uma avenida com essa linha de metrô. O mais caro já está lá gente, é só a gente fazer uma bela negociação com a Vale, já está a linha férrea circulando. Já estava fazendo a conta, dá para fazer de seis a oito estações pegando do Campestre e indo até a Praia. Nosso metrô está pronto gente! Vamos fazer umas ‘estaçõeszinhas’ lindas, você vai sair do Campestre e com 15 minutos a pessoa está na Praia já, parando, no máximo 20 minutos. Nós já temos isso em Itabira, pronto praticamente. Claro que a gente faz uma coisa simpática, bonita, pitoresca com estações culturais, com pequenas estações como na Europa, isso tudo faz parte e não é caro. A gente vai encontrar um investidor", garantiu o então candidato que segue explicando o projeto.

“O metrô, simplesmente toda a linha férrea da Vale que passa dentro da cidade, só pra gente falar um pouquinho mais, que a Vale tem o projeto de colocar para fora, de não passar mais trem dentro da cidade e transformar aquilo em avenida. Mas a gente não quer mais lugar para carro, é jogar fora um corredor de linha férrea dentro da cidade que dá para a gente fazer seis a oito estações de metrô em Itabira. Ponto! É um projeto lindo! Nós precisamos ter criatividade, é isso que sempre pautou a minha vida como executivo na minha carreira inteira, criatividade, inventividade e fazer acontecer e realizar. Isso é sustentabilidade gente, isso é sustentabilidade. E com isso nós vamos diminuir o custo do transporte, pode ser até tarifa zero um metrô desse, acho que nem precisa de cobrar ou cobra um preço simbólico", prometeu Marco Lage. O metrô, no entanto, não passou de promessa de campanha.

Reprodução / Facebook - 

Hoje o prefeito parte para a reeleição enfrentando fortes críticas vindas principalmente da Câmara de Vereadores e da população nas redes sociais por ter prometido tanto e não conseguido entregar nem mesmo o básico.  

Na saúde as reclamações vem de todos os lados. A população reclama da falta de atendimento nos postos médicos, da falta de remédio nas farmácias e principalmente do atendimento no Pronto Socorro Municipal.

Há casos de pacientes que enfrentam longa espera por uma transferência para Belo Horizonte. Recentemente, o pai de uma criança de sete meses passou por momentos difíceis com seu filho que enfrentava problemas de saúde e após uma maratona entre postos médicos e pronto socorro, teve que recorrer à Câmara de Vereadores em busca de ajuda para conseguir atendimento para a criança.

A incapacidade do prefeito para administrar a cidade é notória. As ruas de Itabira estão simplesmente acabadas e o prefeito que prometeu construir metrô, não consegue nem mesmo tapar os buracos que surgem nas vias. Além disso, enquanto várias ruas da cidade continuam de terra sem qualquer infraestrutura, em outras o asfalto é colocado sobre calçamentos de bloquete, encima de mato e sujeira, sem antes fazer a correção das redes pluviais e de água, conforme denunciou um líder comunitário do bairro Água Fresca. Isso faz com que essas ruas, tão logo recebem o asfalto, precisem ser cortadas para corrigir vazamentos de água ou esgoto e esses buracos ficam abertos, causando transtorno a população.

A insatisfação dos itabiranos com o prefeito Marco Lage não se limita a área urbana. Em um áudio que circula nas redes sociais, um morador da zona rural confronta o prefeito Marco Antônio durante uma visita a comunidade. No áudio, o morador repreende Marco Lage por não ter voltado mais naquela localidade depois de eleito, só retornando agora com a sua equipe para fazer novas promessas. O morador alertou o prefeito de que aquela era a primeira vez que ele voltava ali desde que havia sido eleito e que em todo seu mandato não havia feito nada naquela comunidade. Indignado, o morador chega a dizer que se o prefeito andasse um pouco mais a frente poderia cair com seu carro em uma cratera e desaparecer. O morador reclamou também do descaso com a saúde e denunciou que no posto médico, se quisesse tomar um copo de água tinha que pedir na casa de um vizinho.

Marco Antônio, que agora vai ficar frente a frente com a população para pedir voto, certamente deve ouvir muitas reclamações, já que o prefeito prometeu muito e entregou pouco.

Agora, na tentativa de reeleger o prefeito, sua equipe de marqueteiros está trabalhando em um novo plano de governo na esperança de que as novas promessas possam convencer o eleitor itabirano de que ele merece mais quatro anos a frente do executivo municipal.

Comentários