Política

Prefeito de Itabira terá a maior coligação na busca pela reeleição

Marco Lage (PSB) será apoiado por nove partidos. Neidson Freitas (MDB) terá a segunda maior coligação com sete legendas

Foto: Fernando Frazão / ABr

Itabira (MG) - O prefeito de Itabira Marco Antônio Lage (PSB), que vai tentar a reeleição, reuniu consigo o maior número de partidos. Marco Lage que disputou as eleições de 2020 apoiado por cinco partidos, desta vez arrebanhou nove legendas, dentre elas duas que já comandaram o Executivo Municipal. Nas eleições desse ano, além de seu próprio partido e do PRD de seu vice Marco Antônio Gomes, resultado da fusão entre os partidos PTB e Patriotas, estarão também no palanque de Marco Lage os partidos PDT, Solidariedade, federação PSOL/REDE e Federação Brasil da Esperança, essa última composta pelos partidos PT/PV/PCdoB. Destaque para os partidos PT e PV que já comandaram a prefeitura com Jackson Alberto de Pinho Tavares (1997-2000) e Damon Lázaro de Sena (2013-2016), respectivamente.

De acordo com uma fonte, para conseguir o apoio da Federação Brasil da Esperança em sua campanha à reeleição, Marco Lage teria feito algumas concessões. Nesse acordo, o prefeito teria garantido ao Partido dos Trabalhadores as secretarias de Saúde e Obras, Transporte e Trânsito. Além das duas secretarias, outros cargos do segundo e terceiro escalão também seriam cedidos à federação.

A convenção que confirmou a participação da Federação Brasil da Esperança na coligação de Marco Antônio Lage aconteceu no sábado (03), na sede do Partido dos Trabalhadores, a rua Salvino Pascoal do Patrocínio, Edifício Joelbra. O evento contou com a presença do ex-prefeito Jackson Tavares (PT) que já havia antecipado seu apoio à reeleição de Marco Lage. 

Embora o Partido dos Trabalhadores já faça parte do primeiro escalão do atual governo de Marco Lage, com Nádia Sales Chaves ocupando a Secretaria de Auditoria Interna e Controladoria, e Denes Martins da Costa Lott ocupando a Secretaria de Meio Ambiente, o apoio do partido à reeleição não é unanimidade dentro da legenda.

Uma das figuras históricas do PT em Itabira, o ex-vereador Alexandre de Faria Martins da Costa “Banana” tem tido uma posição firme contra o apoio de seu partido ao prefeito Marco Antônio Lage. Alexandre Banana tem recorrido às redes sociais para manifestar sua insatisfação com o atual governo, tecendo críticas à gestão do prefeito Marco Lage. 

Último partido a fazer as convenções, o MDB confirmou na noite de ontem (5) no nome do vereador Neidson Dias Freitas ao cargo de prefeito, tendo como vice a também vereadora Rosilene Félix Guimarães “Rose” (PSD). A coligação denominada “Frente Itabira para os Itabiranos”, a segunda maior na disputa, será composta por sete partidos. São eles MDB, PSD, Republicanos, Podemos, Progressistas e federação PSDB/Cidadania. Com Neidson estão também os grupos do ex-prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PP) e do ex-vereador Bernardo Mucida (PSB).

Já o ex-prefeito João Izael Querino Coelho (PMN) –  único prefeito reeleito na história de Itabira e que busca agora um terceiro mandato –  irá para a disputa com apenas três partidos. A coligação “Itabira em Boas Mãos”, além do PMN, conta também com o Avante e o Partido Liberal (PL) que indicou o empresário Pedro Fortunato dos Santos, “Pedro Olintão”, como candidato a vice-prefeito. 

Ronaldo Antônio de Paula “Teteco”, por sua vez, vai para a disputa com apenas o seu partido, PRTB, em uma chapa “puro sangue” que tem como candidata a vice a pastora Elaine Cristine Gomes.

Comentários