Cultura e Entretenimento

Museus entram no OnlyFans para expor obras com nudez

O nu feminino do expressionista Egon Schiele, que ilustra esta notícia, entre outras obras de arte mais famosas do mundo, algumas contendo nudez, está disponível, agora, na plataforma online para adultos OnlyFans. Alguns museus de Viena, na Áustria, em conjunto, aderiram àquela destacada plataforma na internet como forma de protesto às redes sociais como Facebook, Tik Tok, Instagram por apagar conteúdo que exibia nu, independentemente de figurar em esculturas, pinturas, etc. A ação em forma de resposta à censura às obras de arte mereceu a atenção de diversos jornais na Europa, com ampla repercussão no mundo as artes, no fim de semana.

Nu feminino de Egon Schiele, de  1914, conservado no Albertina de Viena. Divulgação
Nu feminino de Egon Schiele, de  1914, conservado no Albertina de Viena. Divulgação - 

Helen Hartlauer, do escritório de turismo da capital austríaca que passou a apresentar as artes de quatro dos museus mais reverenciados de Viana no OnlyFans, disse à reportagem do The Guardian que era quase impossível a divulgação do conteúdo nas redes sociais.

“Essas peças de arte – argumentou ela – são cruciais e importantes para Viena, se você pensar no autorretrato de Schiele, de 1910, é claro que é uma das obras mais icônicas. Se eles não podem ser usados em uma ferramenta de comunicação tão forte quanto à mídia social, é injusto e frustrante. Por isso pensamos, enfim, em nova forma de garantir o acesso do público nas obras de arte de nudez”.

O Museu Albertina e o Museu Leopold, entre outros, tiveram dificuldades para exibirr suas obras de arte nas contas sociais, com censura a algumas peças com nudez. Obras do artista e fotógrafo japonês Nobuyoshi Araki, em que uma delas mostra um seio parcialmente escurecido, em julho, foram suspensa no Tik Tok, sendo a conta bloqueada, posteriormente. Já em 2019, a direção do Instagram disse que uma pintura do artista flamengo Peter Paul Rubens tinha violado as diretrizes da comunidade. E no início deste ano, quando o Leopold celebrou o 20º aniversário, um vídeo carregado no Instagram e Facebook, com trabalhos de Koloman Moser, foi rejeitado porque as plataformas o rotularam como “potencialmente pornográfico”.

Uma foto da estatueta de Vênus de Willendorf – símbolo de fertilidade em roliça escultura datada de 25 mil anos a.C. - foi censurada da página do Museu de História Natural pelo Facebook em 2018.

Para o conselho de turismo afirma que “Viena é o lar de alguns dos artistas mais famosos do mundo, cujas obras ultrapassaram os limites do que era considerado aceitável na arte e na sociedade da época; e que não é surpreendente saber que algumas de suas obras de arte caíram em desgraça com os censores há mais de 100 anos. E a batalha contra a censura ainda continua: com o surgimento das mídias sociais, proibições como essas estão ganhando as manchetes mais uma vez”.

Integrantes daquele conselho dizem que “Viena e suas instituições artísticas estão entre as vítimas desta nova onda de pudor”. E que é por isso que se decidiu colocar “as mundialmente famosas obras de arte ‘explícitas’ da capital em uma conta no OnlyFans”.

Os assinantes da conta em questão receberão um cartão gratuito da cidade de Viena ou um ingresso grátis para qualquer um dos museus apresentados onde o conselho de turismo disse que “as obras de arte podem ser vistas na pela sem censura”.
 

Comentários