Internacional

Multidão de pessoas nuas em protesto no Mar Morto

Inusitada campanha internacional em fotografias com cerca de mil pessoas nuas foi deflagrada em favor do reconhecimento do Mar Morto, no Oriente Médio. A produção denominada “Mar nu” é assinada pelo fotografo estadunidense Spencer Tunick, reconhecido por suas fotos com multidões sem roupas. Foi realizada 16/10, sábado, tendo como cenário uma praia privada da costa israelense. Alguns políticos e rabinos manifestaram críticas à natureza da campanha, cujo local só foi divulgado após a realização das fotografias.

A campanha 'Mar nu' em defesa do Mar Morto em fotografias repercute em jornais e sites no planeta. Foto de Spencer Tunick.
A campanha 'Mar nu' em defesa do Mar Morto em fotografias repercute em jornais e sites no planeta. Foto de Spencer Tunick. 

Especialistas estimam que o Mar Morto possa sumir até 2050, se medidas urgentes não for tomadas para conter a seca, pois a cada ano o nível das águas diminui em cerca de um metro. Em algumas áreas a margem recua mais de um quilometro. Eles consideram a campanha de grande importância na preservação do que dizem ser uma das sete maravilhas naturais do mundo.

O Mar Morto, que banha a Jordânia, Israel e a Cisjordânia, em verdade, não é considerado mar e, sim, um grande lago de 82 Km de comprimento por 18 Km de largura. Está a 392 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo e estima-se que é o ponto mais baixo do planeta. É praticamente desértica a região na qual se situa, com clima subtropical e semiárido e verões de altas temperaturas. As águas que o abastecem são oriundas do Rio Jordão, rico em sais minerais, e o forte calor eleva a taxa de evaporação nas superfícies aquáticas.

O nome Mar Morto está relacionado à alta concentração de sal nas águas, que contém cerca de 300 gramas por litro d’água. O que não é considerado normal, se comparado à quantidade de 35 gramas por litro d’água das águas nos oceanos. A impossibilidade de vida marinha no local é real, mas é atraído pela curiosidade de milhares de turistas.
 

Comentários