Coluna

Titane: “Cultura de luta”

- Marineth, à tarde do Dia dos Pais, no domingo, após o rango e tirar cochilo social assisti o show da Titane, interpretando Elomar. É espetáculo musical de excelente qualidade e imperdível, disponível on-line. Basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=QuPMuOyrshI. Aliada ao inigualável desempenho no palco, a artista é comprometida com a excelência da sonoridade poética e ritma, reafirmando para o público, cada vez mais, em ser cantora do interior do Brasil.

- Athaliba, a Titane é formidável. Cultiva distinto trabalho artístico. Também assisto sempre ao vídeo do espetáculo “Titane e o Campo das Vertentes”, gravado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em 2012.

titane
Divulgação

- É verdade, Marineth. E se deve destacar também que a Titane é uma artista organizada, politicamente. Creio, inclusive, que as mulheres dos Municípios de Conceição do Mato Dentro e de Itabira do Mato Dentro, tratadas como buchas de canhão nos currais eleitorais dominados pelo machismo e até por políticos forasteiros, devem se espelhar nessa cantora mineira da cidade de Oliveira.

- Concordo plenamente com ocê, Athaliba. E, verdadeiramente, espero que as mulheres de Itabira e de Conceição possam se fazer representar nos parlamentos das respectivas cidades nas eleições de novembro. Nas Câmaras de Vereadores de Conceição e de Itabira não tem mulheres. Isso me deixa indignada. Pois é preciso levar em conta que em Itabira as mulheres são a maioria na população. Como, então, é possível não se ter uma mulher no parlamento? Uma aberração.

- Compreendo a sua indignação, Marineth. Acontece que, historicamente, infelizmente, as populações dos municípios que integram a Microrregião do Médio Piracicaba, em Minas Gerais, desde sempre são dominadas e submetidas à política de favores. E as mulheres, principalmente, são alijadas de participar dos cargos nas estruturas administrativas e dos poderes Legislativo e Executivo.

- Pois é, Athaliba. Essa é a situação real, nua e crua do interior do Brasil. Daí se sobressai cada vez mais a importância da atuação da cantora Titane.

- Sim, Marineth. A Ana Íris, categoricamente, assume ser “cantora do interior”. E exterioriza nas suas gravações e espetáculos a arte popular de qualidade que é produzida no interior, e que, absurdamente, a chamada grande mídia teima em ignorar. Titane, sem qualquer analogia, é tão qualificada artisticamente quanto a Maria Bethânia, Gal Costa, Marisa Monte, por exemplo. Mas, no entanto, é boicotada de forma descarada pela mídia concentrada nas mãos de poucas famílias nas grandes metrópoles.

- Athaliba, essa mídia oportunista que explora desgraças da política rasteira, sanguessuga da verba pública e tentando incutir na população, escandalosamente, personagens tidos como “famosos” e “celebridades” (cultua bundas de cantoras, em detrimento da qualidade vocal), não tem credibilidade. É responsável pelo caldo cultural que assola o Brasil.

- Tem razão, Marineth. A Titane ajunta a atividade artística à atuação no movimento social. Ela faz parte da Escola Itinerante de Artes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST – e diz “quando estou dentro dos cursos do MST, quando estou dentro de um acampamento acho que a revolução já é aquilo, já está em curso; viver essa experiência da luta já é uma revolução em si. Quando canto Elomar sei que estou operando dentro desse sistema, apostando em outra via”

- Athaliba, a obra musical do baiano Elomar Figueira Mello é de profunda beleza harmônica e poética. Também não deixa nada a desejar em relação aos conterrâneos dele Caetano Veloso e Gilberto Gil. E a Titane é a primeira cantora a interpretar Elomar, né?

- Isso mesmo, Marineth. E não devo deixar de concluir o pensamento dela sobre o MST, ao garantir que “a luta eu não sei que vai acabar; o ser humano é muito complexo; eu não sei se algum dia a gente vai chegar realmente a uma sociedade que nós desejamos. Nós trabalhamos para isso. Agora o que eu sinto é que a luta em si já justifica muita coisa, ela já justifica muito, já é uma grande conquista. Nós vivemos uma cultura de luta”.

- Athaliba, como ocê sugeriu assistir o show “Titane canta Elomar”, quero recomendar “Titane e o Campo das Vertentes”, via https://www.youtube.com/watch?v=O3wfPt2Pbig. E daqui apelo às emissoras de rádio para incluir o repertório de Titane em suas programações musicais.

Lenin Novaes

202 Posts

Crônicas do Athaliba

LENIN NOVAES jornalista e produtor cultural. É co-autor do livro Cantando para não enlouquecer, biografia da cantora Elza Soares, com José Louzeiro. Criou e promoveu o Concurso Nacional de Poesia para jornalistas, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. É um dos coordenadores do Festival de Choro do Rio, realizado pelo Museu da Imagem e do Som - MIS

Comentários