Esportes

Mil vezes: Cruzeiro goleia zebra e alcança milésima vitória no Mineirão

Triunfo por 5 a 0 sobre o Santa Rita-AL deixa líder do Campeonato Brasileiro praticamente garantido nas quartas de final da Copa do Brasil

No 1º tempo, o Cruzeiro já mostrou sua força: 3 a 0 contra o Santa Rita (Foto: Erwin Oliveira / Agência estado)
No 1º tempo, o Cruzeiro já mostrou sua força: 3 a 0 contra o Santa Rita (Foto: Erwin Oliveira / Agência estado)

O Cruzeiro não deu chance para a zebra aparecer no Mineirão. Contando com a fragilidade do adversário - que não disputa nenhuma das quatro divisões nacionais - e também com seus próprios méritos, já que encarou a partida com seriedade, goleou o Santa Rita-AL por 5 a 0 na noite desta quarta-feira, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Marcelo Moreno (2), Dedé, Júlio Baptista e Henrique foram os autores dos gols da vitória, a milésima do Cruzeiro no Mineirão desde a inauguração do estádio, em setembro de 1965. O público pagante de 15.048 proporcionou renda de R$ 501.895,00.

O jogo de volta está marcado para as 19h30 (de Brasília) da próxima quarta-feira, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. O Cruzeiro pode perder por até quatro gols de diferença para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. Se o Santa Rita devolver os 5 a 0, a vaga será decidida nos pênaltis. Caso o time mineiro marque gols, os alagoanos terão que vencer por seis gols de diferença.

Antes, porém, a Raposa volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Sábado, às 18h30, recebe a Chapecoense no Mineirão para defender a liderança isolada. A equipe já é a campeã simbólica do primeiro turno da competição. O Santa Rita terá uma semana de treinos para se preparar para a partida.

Sem dó

Durante a semana, na Toca da Raposa II, o técnico Marcelo Oliveira disse que a melhor forma de respeitar o Santa Rita seria encarando o jogo com seriedade e buscando o gol, sem menosprezar o adversário. Foi exatamente o que o Cruzeiro fez. Só no primeiro tempo, foram três gols - todos de cabeça -, fora as bolas na trave, além das boas defesas do goleiro Jeferson, que evitou um placar ainda mais dilatado. O primeiro saiu aos sete minutos. Lucas Silva cruzou na medida para Marcelo Moreno desviar de cabeça. Sete minutos depois, foi a vez de Dedé balançar as redes, após escanteio cobrado por Alisson na direita. O terceiro do Cruzeiro também foi de cabeça. Aos 37, Mayke cruzou, e Júlio Baptista testou com estilo para desviar do goleiro. Os três gols antes do intervalo pareceram pouco diante da superioridade do Cruzeiro em campo.

No segundo tempo, foi mantido o panorama do jogo. O Santa Rita, consciente de suas limitações, permaneceu fechado na defesa, querendo evitar uma goleada vexatória. De fato, o time alagoano cumpriu o objetivo, já que tomou apenas mais dois gols. Marcelo Moreno marcou, aos nove minutos, o segundo dele na partida. Lucas Silva soltou uma bomba da intermediária, o goleiro deu rebote, e o boliviano não perdoou. Satisfeito com o placar, o Cruzeiro tirou o pé do acelerador. Ainda assim, a equipe celeste conseguiu fazer o quinto gol. Após cruzamento de Dedé, a zaga adversária afastou mal, e Henrique soltou a bomba que deu números finais à partida. O resultado praticamente carimbou o passaporte cruzeirense para as quartas de final da Copa do Brasil, já que só um uma goleada histórica, no jogo de volta, o elimina. E, na fase que o time está, parece impossível.

Comentários