Esportes

Atlético-MG vence o Palmeiras e estraga centenário dos paulistas

Mineiros agora jogam pelo empate para ir às quartas de final. Verdão terá que vencer por ao menos dois gols para seguir vivo na Copa do Brasil

Luan celebra o gol que aproxima Atlético-MG das quartas de final (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Luan celebra o gol que aproxima Atlético-MG das quartas de final (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Um dia depois do centenário do Palmeiras, o Atlético-MG foi a São Paulo e estragou a festa que a torcida paulista queria fazer para celebrar os cem anos do clube. Luan, no segundo tempo, anotou o único gol da partida e aproximou os mineiros das quartas de final da Copa do Brasil. Com o 1 a 0, a equipe agora joga por um empate, por qualquer resultado, para eliminar o Verdão, que terá que vencer marcando ao menos dois gols para ir à próxima fase. Se os paulistas devolverem o placar, a vaga será decidida nos pênaltis.

O confronto de volta das oitavas de final está marcado para o próximo dia 4 de setembro, no estádio Independência, em Belo Horizonte. No fim de semana, as atenções vão para o Brasileiro: o Palmeiras recebe o Internacional no sábado, 18h30, no Pacaembu, enquanto o Galo enfrenta o Coritiba, domingo, às 16h, no Couto Pereira.

O jogo

Com uma equipe bastante modificada em comparação à que venceu o Coritiba no sábado, o técnico Ricardo Gareca deixou claro que sua principal preocupação neste momento é o Nacional, onde o Palmeiras luta contra o rebaixamento. Apesar disso, eram os anfitriões que ficavam com a boa nos primeiros minutos. A posse, porém, não se refletia em perigo. Pelo contrário: o Galo trocava poucos passes, mas era mais incisivo no Pacaembu. Os mineiros até balançaram a rede alviverde, em gol anulado de Leonardo Silva por impedimento. Depois, só não abriram o placar porque Fábio, inspirado, evitou os tentos de Diego Tardelli, Pedro Botelho e Jô.

No fim da etapa inicial, em lance polêmico, o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima viu falta de Jemerson em Mazinho e marcou pênalti. Henrique bateu e acertou o alvo, mas o juiz invalidou o gol ao notar invasão de palmeirenses à área atleticana. O atacante bateu novamente e, desta vez, chutou para fora.

Bem menos movimentado, o segundo tempo seguiu o roteiro do primeiro: o Palmeiras tocava sem chegar à meta de Victor, o Galo aproveitava os espaços para assustar. Foi assim que o Atlético-MG chegou à vitória. Aos 25min, Luan, que havia entrado pouco antes, se infiltrou na área adversária e cabeceou para as redes o cruzamento da esquerda de Maicosuel. Sem força, o time da casa buscou o empate, pressionou no fim, mas não conseguiu evitar a derrota.

Comentários