Polícia

PCMG devolve 292 celulares recuperados na segunda fase do programa "Tá Entregue"

Iniciativa já restabeleceu mais de 600 aparelhos a seus donos desde dezembro

Belo Horizonte - A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta sexta-feira (28), a devolução de 292 celulares recuperados em Belo Horizonte, dentro da segunda etapa do programa "Tá Entregue". A ação ocorreu no Instituto de Identificação de Minas Gerais (IIMG) e contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, e da chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge.

A iniciativa busca restituir aparelhos furtados, roubados ou extraviados após a identificação dos proprietários. Desde o lançamento do programa, em dezembro de 2024, já foram devolvidos 629 celulares.

A Polícia Civil identificou os donos dos dispositivos após um levantamento detalhado, convocando aqueles que estavam em posse de aparelhos com sinalização de furto, roubo ou extravio. Além da devolução, a PCMG reforça que investigações continuam para identificar os responsáveis pelos crimes.

"Para além da ação efetiva de restituição, destaco o compromisso da Polícia Civil na repressão às ações de furto e roubo de telefones celulares. Temos uma série de investigações em andamento para identificar autores", afirmou a delegada-geral Letícia Gamboge.

A PCMG destaca que o registro do boletim de ocorrência é essencial para o sucesso da iniciativa, permitindo o rastreamento dos dispositivos e aumentando as chances de recuperação. O vice-governador ressaltou que a ação reforça a segurança da população:

"Quem teve o celular roubado ou furtado conta com o mutirão da Polícia Civil para, por meio da tecnologia, localizar os telefones e recuperar esses aparelhos. Isso faz toda a diferença, ainda mais em tempo de festa", declarou Professor Mateus.

devolução de celulares pela PCMG
Cristiano Machado / Imprensa MG - 

Alívio para vítimas do furto

O impacto positivo da iniciativa pode ser visto no caso da microempreendedora Maria Celma dos Santos, moradora de Campinas (SP), que viajou até Belo Horizonte para recuperar o celular furtado em setembro de 2024, durante um evento religioso.

“Graças à eficiência da Polícia Civil de Minas, recebi a mensagem de que meu celular foi recuperado e mudei até o itinerário da viagem de Carnaval para vir aqui buscar”, contou Maria Celma.

Como funciona o "Tá Entregue"

A estratégia da PCMG inclui notificações via WhatsApp para as vítimas, informando sobre a devolução dos celulares. Além disso, um serviço online permite a consulta, por meio de CPF ou CNPJ, para verificar se o aparelho foi recuperado.

Os celulares que não forem retirados nesta sexta-feira (28) poderão ser buscados a partir da próxima quinta-feira (6), na sede do 1º Departamento de Polícia Civil, na Praça Rio Branco, número 56, no Centro de Belo Horizonte.

Inspirado em programas semelhantes de outros estados, o "Tá Entregue" integra as ações do Laboratório de Inteligência Cibernética, do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) e do 1º Departamento de Polícia Civil.

Comentários