Faop abre inscrições para vagas remanescentes para curso técnico em Conservação e Restauro
Iniciativa integra o programa Trilhas de Futuro, do Governo de Minas, e recebe inscrições até o dia 22/11
Belo Horizonte - Foram abertas nesta terça-feira (12/11) as inscrições para vagas remanescentes para o curso técnico em Conservação e Restauro, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). A iniciativa integra o programa Trilhas de Futuro, do Governo de Minas, que ofertou 40 mil novas vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas até o dia 22/11 pelo site do Trilhas de Futuro.
O início das aulas está previsto para fevereiro de 2025. Podem se candidatar pessoas que estejam cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído essa etapa escolar. Quem não foi selecionado no primeiro ciclo de inscrições pode se inscrever novamente. Estudantes que estão matriculados, já estiveram matriculados na 3ª e 4ª edição do Trilhas de Futuro ou já concluíram algum curso no projeto não poderão se inscrever, conforme Resolução do Processo Seletivo disponível no site do programa.
Para o curso em Conservação e Restauro serão ofertadas vagas presenciais em Ouro Preto para os turnos da manhã e da noite. O processo seletivo tem caráter classificatório e será realizado a partir de uma análise do projeto Trilhas de Futuro. O resultado será divulgado no site do programa.
Sobre o curso
O curso técnico em Conservação e Restauro da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), teve início com o restaurador Jair Afonso Inácio na década de 1970 e conta com aulas teóricas e práticas e matriz curricular distribuída em cinco módulos semestrais.
O curso, considerado a primeira experiência na formação de profissionais de restauro de forma regular no Brasil, forma profissionais técnicos capacitados para análise, diagnóstico e intervenção em questões de conservação e restauração de bens culturais móveis, nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete.
Comentários