Cultura e Entretenimento

Sábado ainda tem carnaval no Memorial Vale com o Bloco Afro Magia Negra

Foto: Gabriel Juan - 

Belo Horizonte - Dizendo adeus ao Carnaval de 2024, oBloco Afro Magia Negra apresentará nas escadarias do Memorial Vale, neste sábado (17/02), às 16h, uma performance que envolve e arrasta o público por meio de toques de tambores ancestrais, clarins, dança, água de cheiro e banho de pipoca. Músicos percussionistas, músicos de instrumentos de sopros e dançarinos vão levar ritmos afromineiros, toques sagrados do candomblé, samba, afro beet, reegae, blues, jazz, death metal, funk soul, funk tamborzão e afro punk para a folia no Memorial.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

O Bloco Magia Negra foi fundado em 2013 pelo músico, dançarino, educador e agitador cultural mineiro Camilo Gan, com o objetivo primordial de reunir um coletivo de pessoas comprometidas no combate ao preconceito étnico-racial relacionado ao povo de pele preta. O principal objetivo do bloco é desfazer feitiços racistas, reverenciando, exaltando e divulgando os valores da cultura afro-brasileira através da música, dança linguagens e ações educativas.

Foto: Connim - 



Memorial Minas Gerais Vale
O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Comentários