Cidades

HNSD tem semana de prevenção e promoção da conscientização sobre saúde e segurança no trabalho

Sipat 2022 tem como tema “Equilíbrio do corpo e da mente faz parte da gente”

Até a sexta-feira (21), o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O evento, que é organizado anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), tem como tema “Equilíbrio do corpo e da mente faz parte da gente” e conta em sua programação com palestras, ginástica laboral, massagens, atendimento do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) para renovação de carteiras profissionais e outras atividades.

A preocupação com a saúde mental, destacado na temática da Sipat, foi comentada pelo diretor executivo do HNSD, Alexandre Coelho. "A saúde mental tem sido tão debatida ao longo desse período, principalmente no pior momento que nós vivemos [pandemia]. Agora que estamos na pós-pandemia, tem aflorado diversas situações de agravo à saúde mental. Então é muito importante esse tema. Teremos palestras com bastante conteúdo que vão trabalhar e conscientizar nossos trabalhadores e que possamos replicar isso aos nossos familiares, porque cuidar de saúde, mente sã em equilíbrio com o corpo, tem que ser estendida aos nossos semelhantes", completa.

Palestra SaUde Mental e Emocional com a psiquiatra Viviane Marques  HNSD.jpeg
Palestra Saúde Mental e Emocional com a psiquiatra Viviane Marques. / Ascom/HNSD

Já a presidente da Cipa, Natália Cristina, destaca a importância da comissão para garantir o bem-estar dos colaboradores do HNSD. "O grande objetivo da Cipa é que cada colaborador do hospital possa trabalhar e retornar para as suas casas com alegria, segurança e salubridade. Então essa é a nossa missão: cuidar de vocês que cuidam de tantas pessoas com tanto amor. Preparamos essa semana com muito carinho para que nós colaboradores possamos desfrutar de todo o conhecimento que será muito grande", analisa.

Para o provedor do HNSD, Márcio Antônio Labruna, a comissão de prevenção de acidentes é fundamental para o desenvolvimento sustentável da instituição. "Fazer parte da Cipa não é apenas um privilégio e não é apenas um prêmio, nem tão pouco porque a legislação diz que quem faz parte da Cipa tem estabilidade de emprego, não é nada disso, isso é o menos importante. Importante é a pessoa que entra para uma comissão dessas com a consciência de que eu preciso fazer a minha parte. Então não é só fazer parte, é sugerir ideias para que possamos prevenir acidentes e qualquer irregularidade que possa ter dentro do hospital ", afirma.

A Sipat teve início na última segunda-feira quando aconteceu a palestra “Saúde Mental e Emocional”, com a psiquiatra Viviane Marques, e houve renovação de carteira profissional, atualização de cadastro e outros atendimentos do Coren-MG. A programação prossegue com intensas atividades para os colaboradores do hospital até a sexta-feira.

Comentários