Cidades

Itabira comemora 174 anos com programação diversificada

A celebração pelo aniversário da cidade será de 6 a 9 de outubro

Itabira faz 174 anos de emancipação política no próximo dia 9 (domingo) e comemora o aniversário com ampla programação. As atividades têm início nesta quinta-feira (6). Toda a programação foi pensada para proporcionar lazer, entretenimento cultura e destacar a vocação religiosa da cidade.

De acordo com a superintendente de Comércio e Turismo de Itabira, Carina Bismarck, a comemoração dos 174 anos de Itabira representa a afirmação e importância do município no cenário nacional, “na realidade são mais de 315 anos participando ativamente da construção da história de Minas Gerais e do Brasil. Para esta Semana da Comunidade buscamos dialogar com vários segmentos e trazer uma programação para toda a família e para os visitantes” afirma Carina Bismarck.

Nesta quinta-feira, às 10 horas, será entregue a reforma da Escola Municipal Filomena Jardim, no bairro Amazonas. É a primeira de um pacote de obras na Educação a ser entregue pela gestão municipal. A instituição teve fachada e toda área interna revitalizada, inclusive com instalação de um elevador para deficientes, construção de muro e reforma da quadra esportiva.

Também na quinta-feira, na Igreja do Rosário, às 17h30, tem atração musical. Logo após haverá Procissão Luminosa, com saída do Rosário até a Catedral. Às 19h, o encerramento será com missa e levantamento da bandeira de Nossa Senhora do Rosário, além de apresentação das bandas de Marujeiros, na Catedral.

Na sexta-feira (7), apresentação musical na igreja do Rosário, Procissão Luminosa e missa na Catedral. O destaque será o Rolê Cultural, com shows de Maíra Baldaia e Sambez, na praça do Centenário, em frente ao Museu de Itabira.

Já no sábado (8), as atrações estão marcadas para Itabira e também no distrito de Ipoema, com a tradicional Roda de Viola. A partir das 18h, na praça Augusto Guerra, terá Mercado Tropeiro, Ritual do Fogo, Estaladores de Chicotes, Lavadeiras, Trovadores e apresentações musicais com Letícia Leal e Carol Muniz.

Ainda no sábado, no adro da Catedral, a partir das 20h, após procissão e missa, haverá quermesse com barraquinhas de comidas e bebidas e show com Adão Sanfoneiro.

No dia do aniversário de Itabira, domingo (9), as festividades começam cedo, às 10h, com Culto de Ação de Graças pelos 174 anos de emancipação política, na Igreja Batista Central. Na Catedral, às 10h30, missa festiva e abertura da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário, com participação das bandas de Marujos de Itabira.

Ainda no domingo, o Parque da Água Santa será palco de várias atrações. Nesse dia, às 14 horas, ocorrerá mais uma edição do projeto “Se essa rua fosse minha”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), com diversas atividades para toda a família, envolvendo esporte e brincadeiras para as crianças. Ainda no Parque acontecerá o show com Thaís Miriane, às 15h, e o show Encantos de Itabira, com Nonoca e banda, às 18h.

No Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na entrada do Parque da Água Santa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo vai desenvolver uma série de atrações também para o domingo, a partir das 14h.

Confira abaixo a programação completa:

06/10 - (quinta-feira)

- 10h - Rua Madre Maria de Jesus - bairro Amazonas
Entrega das obras de reforma da Escola Municipal Filomena Jardim
- 17h30 - Igreja do Rosário
Apresentação musical
- 18h30 - Igreja do Rosário até a Catedral
Procissão luminosa Nossa Senhora do Rosário com participação das marujadas de Itabira
- 19h - Catedral
Missa e levantamento de bandeira de Nossa Senhora do Rosário com bandas de marujeiros

07/10 - (sexta-feira)

- 17h30 - Igreja do Rosário
Apresentação musical
- 18h - Museu de Itabira
Abertura do Rolê Cultural com DJ Krost
- 18h30 - Igreja do Rosário até a Catedral
Procissão Nossa Senhora do Rosário
- 19h - Catedral
Missa
- 21h - Museu de Itabira
Rolê Cultural
- 21h - show Maíra Baldaia
- 22h30 - show Sambêz

08/10 – Itabira (sábado)

- 17h30 - Igreja do Rosário
Apresentação musical na Catedral
- 18h30 - Igreja do Rosário até a Catedral
Procissão Nossa Senhora do Rosário e marujada
- 19h Missa
- 20h - Quermesse com barraquinhas e comidas típicas
show Adão Sanfoneiro

08/10 - Ipoema (sábado)

Atrações na Praça Augusto Guerra

- 18h - Roda de Viola e abertura
do Mercado Tropeiro
- 20h: Ritual do fogo, Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicote,Trovadora
- 21h - show Letícia Leal
- 23h - show Carol Muniz

09/10 - domingo

- 10h - Igreja Batista Central
Culto de ação de graças pelos 174 anos de Itabira
- 10h30 - Catedral
Missa festiva de abertura da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário com participação das marujadas
-14h – Catedral - Cortejo das bandas de Marujos
-14h - Parque da Água Santa
‘Se Essa Rua Fosse Minha’
Esportes e brincadeiras infantis
Pipoquinhas
Circo em família
-16h show Taís Miriane
-16h – Catedral -Missa festiva de encerramento da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário com participação das marujadas
- 18h - Parque da Água Santa
show Encantos de Itabira | Nonoca e banda

Comentários