Cidades

Ex-alunos do Proerd são maioria entre novos policiais da PM de Patos de Minas

Entre os militares em formação profissional, 78,5% participaram do programa (Foto: PMMG/Divulgação)

A 10ª Região de Polícia Militar (RPM) apresenta o que pode ser considerado uma prova de eficácia do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) no estado de Minas Gerais.

Conforme levantamento realizado pelo Proerd e entre instrutores lotados na sede do 15° Batalhão, dos 28 policiais militares que integram a Escola de Formação de Soldados (EFSd), 22  foram alunos da instituição.

A informação foi motivo de alegria na sede da 10ª RPM, em Patos de Minas/MG, durante o encerramento das aulas presenciais da disciplina Direitos Humanos. Há registros, também, de policiais militares que participaram do Proerd nos estados de Goiás e no Distrito Federal.

Iniciativa

O Proerd é uma iniciativa da Polícia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), implantado inicialmente em Los Angeles/EUA, em 1983, e atualmente presente em mais de 58 países do mundo.

O objetivo do programa é a prevenção ao uso indevido de drogas e do combate à violência entre jovens. O Proerd é desenvolvido em parceria com as redes estadual, municipal e particular de ensino, quando consiste na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, as 4ª e 6ª séries do ensino fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo.

As aulas são ministradas por policiais militares fardados que, orientados por manuais específicos, ensinam às crianças e adolescentes como reforçar a autoestima, lidar com tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.

Ao final do programa é realizada uma solenidade de formatura com as presenças dos pais, dos diretores/professores e de representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.

Comentários