Agropecuária

Programa de fomento da CENIBRA beneficia 700 famílias

A CENIBRA desenvolve um programa de fomento para suprir a demanda de matéria-prima e, ao mesmo tempo, promover a repartição de benefícios advindos da atividade de florestas plantadas, fortalecendo a atuação social da Empresa perante pequenos e médios produtores rurais em 89 municípios mineiros, com benefícios diretos para 700 famílias.

O Programa Fomento Florestal teve início em 1985. Trata-se de uma iniciativa sólida, ética e sustentável, que alia o compromisso com o desenvolvimento ao cuidado com o manejo dos recursos naturais.

Com cerca de 20 mil hectares de áreas fomentadas, o programa é um agronegócio lucrativo que implanta florestas comerciais em propriedades rurais. O fomento florestal aquece a economia local ao aumentar a renda e a qualidade de vida dos produtores rurais, garantindo liquidez financeira ao empreendimento e preservando o meio ambiente.

(Divulgação)

Nessa parceria, a CENIBRA participa com transferência de tecnologia, mudas e insumos, aporte de recursos e garantia da compra da produção, enquanto o produtor fornece recursos, como terra para plantio, capital, mão de obra e governança, de modo a garantir a produção de matéria-prima.

Segundo Fernando Palha, coordenador de pesquisa florestal da CENIBRA, a “madeira de fomento tem contribuído de modo muito positivo para o processo de fabricação de celulose da CENIBRA”. A técnica da Empresa oferece maior produtividade ao plantio de eucalipto, porque segue rigorosas orientações técnicas de preparo do solo, adubação e controle de mato e formigas.

Na ótica ambiental, o programa traz inúmeros benefícios, entre eles a preservação das matas nativas, dos recursos hídricos e da fauna local. A preservação é um dos pilares do projeto, uma vez que os participantes são instruídos em uma série de diretrizes ambientais, para a produção de sua nova floresta da forma mais sustentável possível e o combate a incêndios.

Em 2019, a CENIBRA realizou encontros de alinhamento estratégico com os fomentados. O último foi realizado em Caratinga, na quarta-feira, 27, e foi uma oportunidade de interação, aprendizagem e troca de experiências. Guanhães e Nova Era também receberam o evento neste ano.

Encontros
As reuniões de alinhamento estratégico do Programa Fomento Florestal serão inseridas, a partir de 2020, no calendário de eventos institucionais da Empresa. A medida oferecerá uma assistência ainda maior ao produtor rural participante.

Comentários