Coluna

Um Padre mineiro, revolucionário no silêncio

Vou tentar destacar três pontos que me parecem constituir as linhas básicas da ação do Padre Waldyr Ferreira de Almeida, em Vitória:

1) Teve papel fundamental na criação das CEBs de Vitória. – Portador de grande inteligência, poderia ter decidido por ser pároco num bairro nobre da capital. Na paróquia onde viesse a servir, seria exibido como autêntico troféu.  Provocaria até inveja.

Entretanto, optou pelos bairros pobres, pela periferia. Foi um dos construtores das Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Vitória. Uma das CEBs onde atuou com grande vigor localizava-se na Paróquia de Itaquari. Sou testemunha do seu ministério nesse pedaço de chão capixaba.

A Igreja de Vitória foi, durante o regime ditatorial, uma verdadeira Igreja das catacumbas. Ainda que sem se colocar numa posição de enfrentamento aberto da ditadura reinante, o que seria ineficaz naquela conjuntura, toda a pedagogia praticada era uma pedagogia que minava a manipulação de consciências levada a efeito  pelo regime político do país.

Adotava uma Pedagogia libertadora, na linha de Paulo Freire. Todo ato litúrgico era aproveitado para ajudar o povo a tomar consciência de sua dignidade e de sua autonomia.

2) Exerceu profícua Influência sobre Dom João – Não foi apenas companheiro de sacerdócio. Foi amigo íntimo de D. João Baptista da Motta e Alquerque. O Padre Waldyr contribuiu decisivamente para que Dom João assumisse o papel que assumiu, não apenas na Igreja de Vitória, mas na Igreja do Brasil. A Igreja de Vitória, sob a liderença de Dom João, foi uma Igreja profética. Este juízo foi proclamado por Frei Leonardo Boff.

3) Médico e padre. – Um padre médico, que coisa revolucionária!

Houve médicos que, depois da viuvez, cansados da Medicina, tornaram-se padres.

E houve também médicos que trocaram o bisturi pela Cruz de Jesus Cristo. Foi o caso, muito noticiado pela imprensa na época, do médico otorrinolaringologista Pablo Henrique de Faria, então com 35 anos, que enfrentou os questionamentos dos pais e tornou-se alvo de comentários críticos e até de homilias condenatórias em diversas igrejas. Pablo Henrique foi ordenado Padre em São Luís de Montes Belos, sua cidade natal, na presença de dois mil conterrâneos.

Padre que, no pleno exercício da tarefa sacerdotal, decidiu ser médico soava muito estranho. Com a habilidade política que caracteriza os mineiros, Padre Waldyr conseguiu bula do Vaticano para exercer a Medicina. Certamente foi o único médico do mundo portador de bula pontifçia.

E como Padre Waldyr soube conjugar os dois sacerdócios. Foi Médico de homens e da almas como o Evangelista Lucas.

 

João Baptista Herkenhoff é Juiz de Direito aposentado (ES) e escritor

João Baptista Herkenhoff (ES)

162 Posts

Direito e Cidadania

JOÃO BATISTA HERKENHOFF, é Juiz de Direito aposentado. Foi um dos fundadores e primeiro presidente da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória e também um dos fundadores do Comitê Brasileiro da Anistia (CBA/ES). Por seu compromisso com as lutas libertárias, respondeu a processo perante o Tribunal de Justiça (ES), tendo sido o processo arquivado graças ao voto de um desembargador hoje falecido, porém jamais esquecido. Autor de Direitos Humanos: uma ideia, muitas vozes (Editora Santuário, Aparecida, SP).

Comentários