Cultura e Entretenimento

Danças urbanas movimentam o Memorial Vale no próximo sábado

Legenda

Belo Horizonte - O “The Flow Danças Urbanas” chega para mais uma edição. Dessa vez no Memorial Vale no sábado (09/12), às 13h. O evento, que propõe vivências em danças urbanas, vai contar com uma Batalha Open Styles. O projeto é idealizado pelo dançarino Warley Martins e, desde 2018, promove ações voltadas à cultura Hip Hop visando abrir espaço para praticantes, estudiosos e admiradores da Cena, com protagonismo equilibrado entre profissionais da dança e iniciantes que queiram vivenciar a dança. “The Flow Danças Urbanas” integra o projeto Diversidade Periférica, com a curadoria de Paulo Victor e Negona Dance. Para participar é preciso se inscrever no site www.memorialvale.com.br (vagas limitadas).

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. 

O evento “The Flow Danças Urbanas” surgiu para proporcionar vivências dentro das danças americanas popularmente conhecidas como Street Dances, danças de rua ou urbanas, nascidas e naturalmente desenvolvidas nas comunidades de bairros como o Bronx na década de 70, dando início a um estilo de vida popularmente e posteriormente batizado como Hip Hop. O projeto promove ações voltadas à essa cultura através das batalhas de danças urbanas visando abrir espaço para dançarinos, estudiosos e admiradores da Cena, com protagonismo tanto de profissionais conhecidos como de iniciantes que queiram experienciar a cultura urbana.

Com diversas edições concluídas - sendo uma dentro da Virada Cultural de Belo Horizonte em 2022 e uma pelo Circuito Municipal de Cultura em parceria com o Terça na Dança do Teatro Marília em 2023 - o projeto busca propagar a cultura do Hip Hop através da Cultura de Batalha de Danças, Cyphers (rodas livres de danças) e aulas com profissionais que possam levar ao público uma visão profissional da dança de modo que a mesma não seja vista apenas como hobby, mas também como possibilidade de trabalho com qualidade profissional e crescimento.

Idealizado pelo dançarino Warley Martins, professor no Projeto Escola Integrada e no Espaço Fábrica de Arte Cultura do Guetto, além de integrante da Cia. Laia de Danças, o evento conta com equipe artística e de produção ativa na cultura das danças Urbanas de BH: DJ Poetry e Capone MC, figuras cativas na rua Sapucaí onde tocam em muitos eventos; a professora de Danças Urbanas, Fabiana Santos; Amanda Pontes, ex-dançarina da Laia Cia de Danças Urbanas, com passagens pela Jazz e Dança contemporânea, Cia Fusion de Danças Urbanas, APPA Arte Cultura e Festival Cura e Fábrica de Graffiti.

Memorial Minas Gerais Vale
O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.

Comentários