Cidades

Chuvas causam mais prejuízos e transtornos em Minas Gerais

Temporais provocam danos em Belo Horizonte

chuvas_defesa_civil_municipal_de_sabara
Defesa Civil Municipal de Sabará - 

As chuvas que mantêm o estado de atenção em parte de Minas Gerais, onde o governo estadual já reconheceu a situação de emergência em pelo menos 80 cidades, seguem causando prejuízos e transtornos à população.

Só na região metropolitana de Belo Horizonte, entre ontem (11) e a manhã de hoje (12), o Corpo de Bombeiros atendeu 74 chamados relacionados aos efeitos dos temporais.

Do total de ocorrências registradas na região, 54 casos envolviam o risco de queda de árvores. Doze chamados foram motivados por inundações, alagamentos ou enxurradas; sete por desabamentos e uma solicitação de apoio a outros órgãos públicos.

Os maiores transtornos foram registrados em Sabará, na região metropolitana da capital mineira. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Elias Magalhães, em apenas uma hora choveu o equivalente a 84 milímetros (mm), volume que a prefeitura classifica como “muito acima do normal” e que causou a queda de quatro muros de contenção.  

“Com isso, um córrego transbordou e cerca de 24 casas foram atingidas, incluindo um abrigo para idosos onde havia 37 pessoas. Felizmente, não foi preciso retirar ninguém do local”, disse Magalhães, explicando que, apesar da água que transbordou do rio que corta a cidade ter inundado algumas ruas, arrastando muita lama e sujeira para o interior das residências, nenhum morador foi levado para abrigos. Ao menos duas famílias foram provisoriamente para a casa de parentes.

Casas afetadas
“Não foi preciso retirar ninguém do local. A partir do momento em que o nível do rio foi baixando, os moradores foram limpando suas casas. Ainda há algumas pessoas fora de casa, mas concluindo a limpeza”, acrescentou o coordenador, garantindo que servidores da prefeitura estão trabalhando para desobstruir e limpar as vias públicas. “O que há mais é vazamento em telhados e lajes. Cerca de 45 ocorrências.”

De acordo com a Defesa Civil estadual, o céu, hoje, deve permanecer nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Norte, Noroeste, Central Mineira, Oeste, Sul/Sudoeste e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Demais regiões, céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o risco de chuvas intensas (entre 30 e 100 mm/h) e ventos fortes (de 60 a 100 km/h) atingirem quase todo o estado, à exceção da faixa na divisa com Goiás.
 

Comentários